Topo

Bala na Cesta

Um dos melhores da história, Dirk Nowitzki pode fazer último jogo em Dallas hoje à noite

Fábio Balassiano

09/04/2019 06h25

Esta terça-feira, 9 de abril de 2019, pode ser histórica para o basquete mundial. Um dos melhores jogadores de todos os tempos, Dirk Nowitzki pode fazer seu último jogo em Dallas pela franquia que defendeu por 21 temporadas. Hoje às 21h30 (só pelo League Pass) os Mavs recebem o Phoenix na American Airlines Center no duelo que pode marcar a despedida do alemão diante de seus fãs.

Dallas, Nowiztki e NBA não confirmam se o alemão jogará a partida de quarta-feira em San Antonio contra o Spurs (nem faz sentido, já que o Mavs já está eliminado) e muito menos se Dirk estará, de fato, se aposentando do basquete aos 40 anos (completa 41 em 19 de junho). Pelo sim ou pelo não, o Dallas preparou uma imensa festa para o maior ídolo da história da franquia.

Depois de receber diversas homenagens por todos os ginásios que passou nesta temporada o Mavs abre seu palco 3 horas antes da bola subir. A noite se chama 41.21.1: 41 que é o numero do Nowitzki, 21 o de temporadas pelo time e 1 por ser o maior Maverick da história.

Na NBA desde 1998/1999, Dirk Nowitzki superou a desconfiança de ser um estrangeiro em uma liga de gênios em sua posição (de ala-pivô) e aos poucos foi conquistando seu espaço. Foi 14X All-Star, vice-campeão em 2006, campeão em 2011, MVP das finais inclusive, MVP em 2007 e com mais de 31.500 pontos está em sexto entre os maiores cestinhas de todos os tempos. Um grande gênio do basquete que foi aprendendo a moldar seu jogo (no começo com bolas de três em profusão, depois com menos, por exemplo) e a ganhar cada milímetro de respeito graças a seu comportamento profissional exemplar.

Dirk ficou 21 anos em Dallas e NUNCA ninguém falou um senão sobre seu comportamento, sobre sua forma de encarar a profissão e respeitar o jogo. Profissional exemplar, dono de técnica acima da média e sempre de bem com a vida (o entrevistei duas vezes, no All Star de 2014 e após o título de 2011) e venerado pela torcida de Dallas, talvez seja a hora de dizer o adeus. E com o legado de deixar um arremesso praticamente criado por ele – o em que ele fazia a alavanca com uma perna só, algo maravilhoso!

Fecho o post com, pra mim, a mais bela homenagem que Nowitzki recebeu nesta temporada. Foi de um técnico adversário, Doc Rivers, fora de casa, e o ginásio inteiro veio abaixo para reverenciá-lo. Eis o tamanho de Dirk Nowitzki, um dos melhores atletas de todos os tempos. Tão simples quanto isso.

Se for a última partida, Dirk, muito obrigado. Se não for, obrigado também.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.