PUBLICIDADE
Topo

Bala na Cesta

Mito do basquete brasileiro, Janeth Arcain é indicada ao Hall da Fama da Federação Internacional

Fábio Balassiano

26/03/2019 11h48

Divulgação CBB

A Federação Internacional de Basquete acaba de divulga a lista dos indicados para ingressar no Hall da Fama da entidade em 2019. A cerimônia acontecerá no dia 30 de agosto, véspera da abertura do Mundial Masculino da China, e entre os condecorados há o nome da brasileira Janeth Arcain.

Campeã Pan-Americana em 1991, Mundial em 1994, medalhista olímpica em 1996 (prata) e 2000 (bronze) com a seleção brasileira, Janeth foi o elo que uniu a genialidade de Paula e Hortência para ajudar a melhor geração do basquete feminino nacional a ter sucesso. Além das glórias com a camisa da seleção, ela foi brilhante também na WNBA, quando foi campeã com o Houston Comets entre 1997 e 2000, além de All-Star da liga em 2001. Ao site da FIBA, ela disse:

"Estou muito feliz por fazer parte da Classe 2019 do Hall da Fama da FIBA. Significa muito obter uma honra como esta da FIBA, que tanto faz para o jogo de basquete. Em toda minha vida sempre me esforcei muito para representar bem a mim mesma, minha família e dar o meu melhor para meu país. É ótimo servir de exemplo e inspiração para crianças e futuras gerações. Eu não tenho palavras para descrever esse sentimento", afirmou a eterna camisa 9 da seleção.

Janeth se despediu das quadras no Pan-Americano do Rio de Janeiro em 2007. Ela se junta, no Hall da Fama da FIBA, aos brasileiros Oscar, Amaury Pasos, Ubiratan, Paula e Hortência como atletas. Kanela, como técnico, o dirigente José Claudio dos Reis e o ex-árbitro Renato Righetto, também estão no Hall.

Abaixo a lista completa dos indicados:

Jogadores
Janeth Arcain (Brasil)
Margo Dydek (Polônia)
Atanas Golomeev (Bulgária)
Alonzo Mourning (EUA)
Fabricio Oberto (Argentina)
Jose "Piculin" Ortiz (Porto Rico)
Mohsen Medhat Warda (Egito)
Jiri Zidek (República Tcheca)

Técnicos
Natalia Hejkova (Eslováquia)
Bogdan Tanjevic (Montenegro)
Mou Zuoyun (China)

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.