Topo

Bala na Cesta

Projeto Jr. NBA League lança terceira edição no Brasil com aumento de equipes participantes

Fábio Balassiano

21/03/2019 11h36

Gaspar Nobrega / Inovafoto

Vai subir a bola para jr. nba League 2019. Depois do sucesso das edições 2017 e 2018, a NBA anunciou a realização da terceira temporada da liga escolar no Brasil apresentando uma novidade: o aumento de 42 para 48 no número de equipes em relação ao ano passado (30 masculinas e 18 femininas).

O jr. nba é um programa global de basquete juvenil promovido pela NBA para ensinar as habilidades fundamentais e os valores fundamentais do jogo (liderança, trabalho em equipe, respeito, determinação) no nível básico em um esforço para ajudar a modalidade crescer e para os atletas manterem uma vida saudável.

Ao todo, estarão atuando no Brasil cerca de 700 meninos e meninas de 12 a 14 anos (nascidos a partir de 2005 e não federados) de 48 instituições (escolas públicas, colégios particulares e projetos sociais) – cada entidade vai representar uma franquia do basquete profissional americano. Os atletas estarão em quadra para a disputa da competição que segue o formato da temporada da NBA (temporada regular, playoffs e finais. A organização vai oferecer troféus à equipe campeã e ao 'MVP' (Melhor Jogador) da competição, além de anéis aos jogadores campeões, exatamente como acontece na NBA. A competição tem início em 27 de abril e a expectativa é de ainda mais sucesso na edição 2019. As finais acontecem no dia 16 de junho.

Gaspar Nobrega / Inovafoto

– Chegamos à terceira edição muito felizes com o que foi feito até hoje, de tudo o que vimos nos últimos anos: o empenho das equipes, o alto nível do jogo, a paixão de meninos e meninas, o orgulho de representar suas equipes, e com muitas expectativas para esse 2019 seja de um sucesso ainda maior. A competição cresceu, temos uma presença mais forte no feminino, e vamos chegar a quase 2 mil jovens participando da jr. nba League ao longo desses anos. Reunir essa garotada em torno do esporte, combinando valores, educação e prática esportiva, é algo fantástico e que define o que essa plataforma tem por objetivo. Estamos muito ansiosos para que comece logo o campeonato – afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.

Durante a temporada de 2018-2019, a NBA e suas equipes planejam atingir mais de 51 milhões de jovens de 75 países por meio de jogos da liga, programação em escolas, clínicas e outros eventos de divulgação. Atualmente, a plataforma jr. nba está presente em mais de 50 países como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, Vietnã, Filipinas e África do Sul.

Gaspar Nobrega / Inovafoto

A primeira ação da jr. nba League 2019 será o Combine, no dia 30 de março, no Colégio Miguel de Cervantes. Todos os atletas vão passar por testes de habilidades e avaliações de desempenho, com os resultados servindo de base para a definição dos rankings para a cerimônia do Draft (dia 17 de abril, no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado).

No Draft, as instituições vão saber que cores vão vestir na competição e qual equipe vão representar na temporada. Assim como acontece na NBA, as equipes serão separadas em divisões e cada divisão terá seus confrontos em sedes (cinco sedes no total, cada uma com seis times e as chaves serão formadas de acordo com a proximidade geográfica).

Todas as informações sobre a jr. nba League encontram-se no site oficial (aqui).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.