Topo

Bala na Cesta

Brasil vence Ilhas Virgens e está classificado ao Mundial da China

Fábio Balassiano

22/02/2019 07h11

Não começou bem a noite de ontem do jogo entre Brasil x Ilhas Virgens. Mas com as entradas de Leandrinho e Marquinhos, cestinha com 22 pontos, a seleção masculina de Aleksander Petrovic fez 104-80 e venceu o fraco rival fora de casa sem levar susto algum no segundo tempo.

Com o resultado, o time nacional se classificou para o Mundial masculino da China que será disputado neste ano entre 31 de agosto e 15 de setembro. Apenas Brasil e Estados Unidos jogaram todas as edições de Mundiais da FIBA desde a primeira edição, não custa lembrar.

Com uma formação que contou com os jovens Yago e Didi de titulares, o Brasil se enrolou um pouco no começo e venceu apenas por 22-20 o primeiro período. Com Leandrinho (19 pontos ao todo), Vítor Benite mais inserido no sistema (20) e Marquinhos pegando fogo (22, como disse acima), a ordem das coisas foi reestabelecida e o time brasileiro liderou a segunda parcial por 29-17, dando tranquilidade para a segunda etapa, onde a diferença no placar foi aumentando à medida em que Petrovic fazia as suas substituições (apenas Anderson Varejão, poupado com dores no pescoço).

Com a campanha de 8-3, o Brasil fecha a sua participação nas eliminatórias da Copa do Mundo na segunda-feira, também fora de casa, contra a República Dominicana, que ainda briga por classificação como a melhor quarta colocada.

As dúvidas agora ficam em relação ao elenco que o técnico Petrovic levará pra China e também como será o desempenho do Brasil por lá contra potências de todo planeta.

Como já escrevi aqui inúmeras vezes, com este terrível sistema de eliminatórias da FIBA, com suas janelas infrutíferas e sem a presença dos melhores atletas em 90% das partidas, qualquer tipo de análise técnico / tática torna-se impossível, não racional. E somando a isso temos o fato de Petrovic, agora, ter a sua disposição TODOS os atletas que quiser convocar.

Ele vai se manter fiel ao grupo das eliminatórias, com atletas que notadamente teriam dificuldade em um nível Classe A de Mundial, ou vai abrir a sua caixa de ferramentas para adicionar às peças das eliminatórias nomes como Raulzinho, Huertas, Nenê, Bruno Caboclo (precisa ter uma conversa…), Augusto Lima, entre outros que por motivos diversos não puderam jogar as partidas que levaram o Brasil à Copa do Mundo da China?

Do ponto de vista racional e pensando apenas no resultado final (melhores posições no Mundial e melhoria na imagem do basquete do país…), Petrovic PRECISA convocar suas melhores peças. Que a CBB lhe dê todo suporte para tal, tempo de treinamento, amistosos de bom nível e que transmita confiança ao treinador para que ele possa fazer as suas escolhas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.