Topo

Bala na Cesta

Lançada, Escola da NBA chega a 12 Estados brasileiros e atinge a mais de mil jovens

Fábio Balassiano

09/01/2019 06h27

Programa de desenvolvimento do basquete nas escolas, o "NBA Basketball School" foi lançado em setembro de 2018 no Brasil. E a julgar pelo seu começo as expectativas são bem animadoras para os próximos anos. O país é o quarto do mundo a receber o projeto e o limite de chancelas (20) para o ano de 2019 já se encontra inclusive preenchido. Com 26 núcleos (um chancelado / licenciado pode abrir mais de um núcleo), a projeção é que mais de mil jovens sejam impactados pelo projeto logo em seu primeiro ano.

De acordo com a NBA, melhor do que as licenças, cujo custo inicial é de menos de R$ 10 mil e com mensalidade sugerida de R$ 150 para os alunos, terem se esgotado é o fato do programa estar presente em 12 estados do Brasil (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Belo Horizonte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul).

"O NBA Basketball School não é apenas uma escola de basquete. É, sim, um projeto de referência para preparar atletas, mas oferecendo valores e conceitos que vão além da lapidação de talentos, ajudam na formação de caráter, na formação do ser humano. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade do programa no mercado. O objetivo é inspirar os jovens, incentivar a prática do basquete com o uso da mesma metodologia que é usada com sucesso pela NBA no mundo todo", afirma Rodrigo Vicentini, executivo do escritório da liga no Brasil.

Os núcleos vão receber meninos e meninas de 9 a 17 anos. Instrutores do NBA Basketball School vão capacitar professores / profissionais com a mesma metodologia que é usada na Grécia, Índia e Turquia, países que já receberam o programa.

Entre as chanceladas, destaque para Clube de Regatas do Flamengo (RJ), maior vencedor do NBB e que já disputou cinco jogos contra franquias da NBA, Minas Tênis Clube, conhecido pela excelência na formação em esportes olímpicos, Associação Atlética Caldense (MG), clube onde Raulzinho Neto, do Utah Jazz, começou a jogar e que será comandado por seu pai, Raul Togni, e o Colégio Bandeirantes (SP), atual bicampeão da jr. nba League, liga escolar promovida pela NBA no Brasil.

Os núcleos estão assim distribuídos:

  1. Caldense (Poços de Caldas-MG)
  2. BW Basketball (Recife-PE)
  3. Clube Continental (São Paulo-SP)
  4. Clube Ypiranga (São Paulo-SP)
  5. Chinna ABC (São Bernardo do Campo-SP)
  6. Colégio Bandeirantes (São Paulo-SP)
  7. Colégio Salesiano Santa Teresinha (São Paulo-SP)
  8. Academia Competition Bela Cintra (São Paulo-SP)
  9. Academia Competition Oscar Freire (São Paulo-SP)
  10. Flamengo (Rio de Janeiro)
  11. Colégio Arquidiocesano (Aracaju-SE)
  12. Hoops Park (São Paulo-SP)
  13. TBJ + Fundação 2 de Julho (Salvador-BA)
  14. Clube Alto dos Pinheiros (São Paulo-SP)
  15. Minas Tênis Clube (Belo Horizonte-MG)
  16. Chuí Esportes (Franca-SP)
  17. Unifacisa (Campina Grande-PB)
  18. Colégio Vértice (São Paulo-SP)
  19. Colégio Nossa Senhora das Dores (Uberaba-MG)
  20. Colégio Boa Viagem (Natal-RN)
  21. Colégio Charles Darwin (Vitória-ES)
  22. Sociedade Hípica de Campinas (Campinas-SP)
  23. Colégio Santa Emília (Olinda-PE)
  24. Cantarelli Sports (Porto Alegre-RS)
  25. FUNLEC (Campo Grande-MS)
  26. Celta Basquete (Juiz de Fora-MG)

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.