Topo

Bala na Cesta

Viu a NBA nos anos 90? Saiba quem são os 3 jogadores que ainda estão em atividade

Fábio Balassiano

15/08/2018 05h00

Febre no Brasil na década de 90, a NBA fez alguns rostos serem muito conhecidos por aqui. A pouco mais de dois meses do começo da temporada 2018/2019, a maior liga de basquete do planeta ainda reserva três atletas que atuavam há duas décadas e que se mantêm em atividade. Vamos a eles.

Mais velho jogador da NBA na atualidade, Vince Carter tem 41 anos (completa 42 em janeiro de 2019), foi draftado em 1998, estreou na NBA em 5 de fevereiro de 1999 pelo Toronto Raptors (vitória, 16 pontos e duas enterradas) e foi um dos jogadores mais icônicos da NBA devido às suas cravadas ferozes. Com passagens por Raptors, Nets, Magic, Suns, Mavs, Grizzlies e Kings, Vince já declarou que a próxima será a sua última temporada na NBA. Ele jogará pelo fraquíssimo Atlanta Hawks.

Um dos melhores jogadores estrangeiros a já ter atuado na NBA, o alemão Dirk Nowitzki, de 40 anos recém-completados, foi o nono pick do Draft de 1998 e desde que entrou na liga só atuou pelo Dallas Mavericks pelo qual foi campeão em 2011. Vai para a sua vigésima-primeira temporada com o mesmo time sendo o maior nome da franquia e sabe que será o mentor da dupla Luka Doncic e Dennis Smith Jr., armadores que são o futuro dos texanos.

Dirk é um fenômeno do basquete, mas obviamente a parte física tem pesado para ele – nos dois últimos anos ele não conseguiu jogar mais do que 27 minutos por jogo, algo que deve se repetir no próximo campeonato.

Também campeão com o Dallas Mavericks em 2011, Jason Terry foi o décimo pick no mesmo Draft de Dirk, o de 1999. Selecionado pelo Atlanta Hawks, Jet, como é conhecido, logo em 2004 foi pro Dallas, onde passou mais de uma década.

Após jogar no Mavs, Terry passou por Celtics, Nets, Rockets, Bucks e ainda busca time para a próxima temporada, onde sua vigésima temporada na NBA. De acordo com declarações do próprio atleta à ESPN americana, até o final do mês seu destino estará definido.

E por uma dessas coincidências, o trio formado por Vince Carter, Jason Terry e Dirk Nowitzki chegou a atuar junto no Dallas Mavericks de 2011/2012.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.