Topo

Bala na Cesta

Carmelo Anthony assina com o Rockets - texanos agora conseguem ganhar do Warriors?

Fábio Balassiano

08/08/2018 05h35

O que era expectativa se tornou realidade na noite de ontem. Trocado pelo Oklahoma City Thunder e imediatamente dispensado do Atlanta Hawks, Carmelo Anthony optou mesmo por se juntar ao Houston Rockets, franquia que chegou à final da conferência Oeste na temporada passada e que conta em seu elenco com James Harden, o atual MVP, Chris Paul, um dos melhores amigos de Melo, e Nenê, com quem o camisa 7 iniciou a sua carreira em Denver lá no começo do século.

A grande dúvida que a chegada de Carmelo traz é: será que, com a adição de um ala de renome o Houston Rockets consegue bater o Golden State Warriors em uma eventual decisão do Oeste? Vale lembrar que os texanos perderam dos atuais bicampeões da NBA no sétimo jogo em casa na última final da conferência.

Na real, da real, a resposta no momento ainda é um sonoro "não". A chegada de Carmelo Anthony faz o poderio ofensivo do Houston melhorar, mas cria dois problemas bem graves: defesa e "quem fica com a bola". Na marcação, saíram Trevor Ariza e Luc Mbah a Moute (Suns e Clippers). Eram os dois melhores marcadores de perímetro da equipe.

No ataque, as posses de bola eram muito divididas, em termos de comando, entre James Harden e Chris Paul, que se entenderam muito bem nisso aliás. Como Carmelo Anthony lidará com essa questão? Melo SEMPRE gostou de resolver as coisas no um-contra-um, uma maneira de jogar na NBA que não dá certo há anos mas que ele, vejam só vocês, insiste loucamente. Ele mudará a sua maneira de atuar, ou insistirá em um "modelo de basquete" que não vigora mais com sucesso?

Além disso, vale a pena falar sobre o relacionamento dele com Mike D'Antoni. Melo e o técnico que agora se reencontram em Houston já trabalharam juntos em Nova Iorque, onde o ala foi o principal responsável pela queda do treinador. D'Antoni já disse inúmeras vezes que Carmelo causou o CAOS no vestiário e que não respeitava as suas demandas táticas. Como será este, digamos, revival no Texas?

Entendo o movimento do Houston de adicionar mais uma peça de nome ao seu elenco, mas sinceramente temo que o vício do time pelas bolas de três (e praticamente SÓ pelas bolas longas) se acentue, que a marcação piore absurdamente sem Ariza e Mbah a Moute e que o encaixe que o time tinha no vestiário se perca.

Mesmo que tudo isso não aconteça, ou seja, que o melhor cenário ocorra (adaptação no jogo de Melo, defesa boa e integração total no vestiário) eu ainda não acredito que isso será suficiente para o Warriors ser derrotado no Oeste e também na NBA.

E vocês, concordam comigo? Ou o Houston, agora com Carmelo Anthony, faz frente ao Golden State?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.