Topo

Bala na Cesta

Dinastia: Warriors 'varrem' os Cavs, conquistam 3º título em 4 anos e consolidam domínio na NBA

Fábio Balassiano

09/06/2018 00h25

Crédito: Arte NBA

Terminou a temporada 2017/2018 da NBA. E terminou com o título do Golden State Warriors, que venceu de forma impiedosa o Cleveland Cavs fora de casa por 108-85, fechou a série final dos playoffs em inapeláveis 4-0 e conquistou o terceiro título em quatro anos com o núcleo formado por Steph Curry, Klay Thompson, Draymond Green, Andre Iguodala e Kevin Durant. Com 37 pontos, Curry foi o cestinha – Durant contribuiu com 20. Durant, aliás, foi condecorado como o MVP das finais.

O troféu Larry O'Brien se encaminha novamente para Oakland, e o Warriors se consolida como a mais nova dinastia da melhor liga de basquete do mundo devido a qualidade do elenco e ao sistema de jogo fluído do técnico Steve Kerr. Com seus craques todos jovens, é bem provável que novas conquistas ocorram nos próximos anos. Apenas três equipes haviam vencido três títulos em um período de no máximo 4 anos – Celtics na década de 60, Lakers nas décadas de 80 e 2000 e o Chicago Bulls dos dois tricampeonatos de Michael Jordan.

Esta foi a segunda "varrida" (placar de 4-0 em uma série de playoff) da final da NBA nos últimos 12 anos. Curiosamente a última também havia sido contra LeBron James, quando pelo mesmo Cleveland o astro da camisa 23 perdeu do San Antonio Spurs em 2007. LeBron, por sua vez, atuou em sua nona final de liga na carreira, perdendo a sua sexta decisão mesmo com a incrível média de 34 pontos, 10 assistências e 8,5 rebotes (seus companheiros não acompanharam seu alto nível, como se vê).

Crédito: Instagram Warriors

Pro Cleveland, aliás, mais do que a derrota na noite de hoje a perda do título significa também que uma eventual despedida de LeBron James pode estar a caminho. O melhor jogador da história da franquia é agente-livre ao final da temporada, e a julgar pelos últimos passos do campeonato de 2017/2018 e também o de 2016/2017 o sinal não é lá muito bom para o futuro (uma vitória em nove partidas contra o Warriors). Los Angeles Lakers e Philadelphia 76ers surgem como grandes candidatos a contar com James caso a fera opte mesmo por sair do Cavs.

Desde o começo dominado pelo Warriors, que abriu 11-3 logo de cara, o jogo desta sexta-feira em Cleveland teve contornos disputados apenas no segundo período, quando os Cavs marcaram melhor, contiveram Durant e foram pro intervalo perdendo de apenas 61-52 com 20 pontos de Curry.

O segundo tempo começou e a magia do terceiro período do Warriors apareceu. Com 25-13, o Golden State foi pro quarto derradeiro com 86-67, calando a Quicken Loans Arena e deixando LeBron James totalmente sem ação.

Os 12 minutos finais foram mera formalidade para um time que aprendeu a jogar muito bem junto e a superar todo tipo de dificuldade que apareceu pelo caminho nos últimos anos. No final, uma surra de 108-85, 4-0 na série e título a caminho de Oakland.

Crédito: Instagram Warriors

Donos de um estilo único, com suas bolas de três ferozes, velocidade pra atacar e intensidade dos dois lados da quadra, os Warriors ditam as regras do basquete mundial e já se colocam como um dos melhores times da história da NBA. Curry, Durant, Klay, Green e o técnico Steve Kerr, pelo lado individual, se encaminham para, no futuro entrar no Hall da Fama pelo que vêm construindo em suas carreira.

Indiscutível o título, não é mesmo? O Cavs poderia ter ido melhor? O que acham?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.