Topo

Bala na Cesta

Defesa funciona, Rockets batem Warriors e estão a uma vitória de voltar à final da NBA após 23 anos

Fábio Balassiano

25/05/2018 00h25

Que jogaço de basquete no Texas na noite desta quinta-feira. O Houston Rockets conseguiu superar uma atuação estranha de seu MVP James Harden (5/21 nos arremessos, sendo 0/11 de 3 e 6 desperdícios de bola), outra não muito boa de seu segundo melhor jogador (Chris Paul teve 6/19) e os 13/43 nas bolas de longe com uma defesa espetacular (44% de aproveitamento nos arremessos do rival, 10/26 de fora e 16 desperdícios forçados) para vencer o Golden State Warriors 98-94 para abrir 3-2 na final da conferência Oeste mesmo com o trio de estrelas do rival tendo mais de 20 pontos cada (Kevin Durant somou 29, Steph Curry outros 22 e Klay Thompson, 23) . Vindo do banco, Eric Gordon foi o cestinha dos vencedores com 24 pontos.

Com o resultado, a franquia texana está a apenas uma vitória de voltar à final da NBA após 23 anos (os Rockets chegaram à decisão da liga pela última vez em 1995, quando enfrentaram e ganharam do Orlando Magic por 4-0 para conquistar o segundo e último título de sua história). O jogo 6 da série será no sábado em Oakland. Nova vitória do Rockets faz com que a final do Oeste termine. Triunfo do Warriors força a sétima e última partida, que seria jogada na segunda-feira em Houston.

Sobre a partida desta quinta-feira, o grande mérito ficou por conta da defesa do Rockets. Pode parecer estranho falar disso quando as três maiores estrelas do rival pontuam na casa dos 20 pontos cada, mas é isso mesmo. Kevin Durant, Steph Curry e Klay Thompson até que tiveram seus números, mas batalharam terrivelmente para encontrá-los e a marcação texana conseguiu evitar rebotes ofensivos (apenas 4 cedidos), bolas de três em profusão (10/26 de longe) e que a explosão costumeira do Warriors acontecesse (nenhum período com mais de 30 pontos e ao final do jogo a contagem centenária não veio pela segunda vez consecutiva).

O primeiro período foi todo, todo do Houston Rockets. Jogando em casa e ainda empolgado com a vitória do jogo 4, o time do técnico Mike D'Antoni marcou muito bem, deixou Steph Curry zerado e foi abrindo vantagem. Teve 23-17, e só não abriu mais vantagem porque suas bolas três não caíram como a equipe esperava.

O segundo período manteve muito daquilo que foi na primeira parcial. Sobretudo quando James Harden novamente maltratou Draymond Green com mais uma enterrada incrível na cabeça do camisa 23 do Warriors.

Pra azar do Rockets, a partir dali só deu Warriors. Steph Curry marcou 8 pontos seguidos, Klay Thompson voltou do banco e fez 7 pontos, e Kevin Durant contribuiu com 18 pontos nos primeiros 24 minutos de jogo. O intervalo deixou as duas equipes empatadas em 45 e a decisão do vencedor da partida pra segunda etapa.

A segunda etapa manteve o equilíbrio absurdo da partida. O Rockets de novo teve ótimas oportunidades de fora, mas a pontaria estava muito longe de estar calibrada (10/36 ao final de três períodos). Com exceção de um arremesso espírita de Chris Paul em cima de Steph Curry (CP3 tirou até onda, veja só abaixo), o Houston teve incrível dificuldade em sua maior qualidade – chutar de longe. Ao final de 36 minutos, 72-71 para o Warriors.

No último período mais surpresa, drama e intensidade. Em um Toyota Center elétrico, Eric Gordon muitas vezes assumiu o protagonismo do Rockets no lugar de Chris Paul e James Harden (a dupla combinou para 39 pontos, mas chutando 11/40). Saindo do banco, o reserva somou 24 pontos e foi fundamental sobretudo com um arremesso de três no minuto final. Draymond Green ainda tentou colocar o Warriors em posição de vencer o duelo, mas escorregou no momento final e a vitória, em um jogaço de bola, ficou mesmo com o Rockets por 98-94. O torcedor, atônito com os 0/11 de Harden da linha de três pontos nem teve motivo para reclamar.

Viu o jogo? Gostou? Será que o Rockets fecha a série em Oakland, ou o confronto será prorrogado para o sétimo e decisivo duelo em Houston?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.