Topo

Bala na Cesta

Em São Paulo, Paulistano e Bauru decidem último finalista do NBB

Fábio Balassiano

14/05/2018 05h00

Luiz Pires / LNB

O NBB conhecerá nesta segunda-feira o seu último finalista. Depois de Mogi eliminar o Flamengo com exibição de gala de Shamell no sábado (40 pontos!), Paulistano e Bauru fazem o sempre agônico jogo 5 da semifinal na capital de São Paulo às 19h30 (Sportv exibe).

E há dois dados importantes antes de seguirmos com o texto. O primeiro diz respeito ao mando de quadra na finalíssima do NBB em 2018. Se os paulistanos vencerem, terão a vantagem contra Mogi. Caso os bauruenses avancem, os mogianos terão a oportunidade de fazer três dos eventuais cinco duelos no Hugão.

O outro ponto é: caso o time de Gustavo de Conti chegue pela segunda vez seguida na decisão do NBB teremos um campeão inédito na competição. Vice duas vezes, o Paulistano está batendo na porta pra levantar o troféu do principal torneio nacional há tempos (ano passado chegou a ter 2-0 contra Bauru e levou a virada inclusive). O Mogi, por sua vez, avançou pela primeira vez pra disputa do caneco.

Luiz Pires / LNB

Sobre o jogo desta noite, é difícil entender o que irá acontecer porque esta série está totalmente imprevisível (e isso não é clichê). Até agora houve não houve time vencendo duas vezes o rival, e em todos os duelos tivemos um "fato novo". Fala muito sobre os ajustes dos técnicos, muito bons neste quesito, mas também sobre o nervosismo que tem sido visto nas duas equipes durante as partidas.

No primeiro jogo o Paulistano acelerou as ações e venceu Bauru fora de casa. No segundo, em SP, os bauruenses aprenderam, travaram tudo, frearam o ritmo e levaram. No seguinte, o "tiroteiro" ofensivo dos de Gustavo de Conti funcionou incrivelmente bem (pela primeira vez a equipe passou dos 80 pontos – fez 95). Na última partida, os bauruenses tiveram atuação épica de Isaac, 22 pontos e até então sumido no duelo.

Luiz Pires / LNB

Não houve, até agora, uma espécie de domínio territorial, tático ou psicológico por parte de nenhuma equipe por um longo período – como ocorreu com Mogi diante do Flamengo, por exemplo. Não sei, sinceramente, se Demétrius ou Gustavo teriam algo pra tirar da cartola para um jogo desses, mas eu acredito fortemente que vai ficar tudo pra ser decidido nos cinco minutos finais.

O que Bauru puder fazer pra levar a decisão pros segundos finais, tentando mexer com o lado mental do Paulistano, algo que já deu certo contra Franca, pode ter certeza que a equipe o fará.

Quem será que encontrará Mogi na final do NBB?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.