Topo

Bala na Cesta

LBF acerta em cheio ao lançar projeto nas escolas para promover o basquete

Fábio Balassiano

24/02/2018 06h20

Foi lançada pela Liga de Basquete Feminino uma das melhores ideias do esporte brasileiro neste começo de 2018. Com o nome de "LBF nas escolas" (mais informações aqui), o principal campeonato de basquete feminino do país começa realmente na origem de tudo a promover a modalidade – na escola, com crianças, com os professores. E unindo educação e esporte, algo sensacional e que em todo país desenvolvido funciona às mil maravilhas.

Vai funcionar assim. No dia 16 de março, na cidade de Itú (SP), a medalhista olímpica e multicampeã Janeth Arcain, uma das maiores atletas do país, começará a visitar escolas nos dias anteriores aos jogos da LBF. Além de Janeth, as atletas do time local e os mascotes de cada equipe também marcarão presença no encontro com o público infantil.

Na semana seguinte a campeã mundial de 1994 chega a Recife (21/03), e logo depois viaja para São Luís (22/03). No dia 28/03, São Bernardo. Em 02/04, Blumenau e dois dias depois esta primeira etapa do LBF nas escolas chega ao fim em Catanduva.

"Os ídolos têm um papel fundamental, pois eles servem como espelhos. A escola muitas vezes representa o primeiro contato da criança e do jovem com a modalidade e fomentar a prática do basquetebol no ambiente escolar é fundamental para o crescimento do basquete", afirmou Janeth ao site da LBF.

Não há outra coisa a fazer que não aplaudir a iniciativa e torcer para que mais cidades, não só as que possuem times na LBF, sejam agraciadas com o projeto. Parabéns à Liga pela iniciativa e que sirva de inspiração a todos por aqui. A colheita desta plantação é certamente no longo prazo, mas é maravilhoso ver o primeiro passo sendo dado.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.