Topo

Bala na Cesta

Agora em Franca, Leandrinho reencontra torcida de Bauru após 15 anos em clássico do NBB

Fábio Balassiano

06/02/2018 06h59

Foto: Divulgação LNB

Será uma noite especial para o NBB nesta terça-feira. Após 15 anos, Leandrinho retorna ao ginásio Panela de Pressão. Campeão nacional por Bauru em 2002 (na foto ele com o ala Vanderlei), o ala-armador saiu da cidade do interior de São Paulo para brilhar na NBA em 2003 e hoje retorna com seu time, o Franca Basquete, para um clássico do basquete nacional. Às 19h30, bauruenses e francanos se enfrentam em um duelo cercado de rivalidade (o Sportv exibe).

Será a primeira vez que Leandrinho jogará no Panela de Pressão desde a sua saída em 2003. Fui buscar na internet e estava realmente certo: a maneira como ele deixou Bauru não foi das mais agradáveis. Visando uma melhor preparação pro Draft da NBA, no começo de abril o ala saiu da cidade, foi pra São Paulo e não mais retornou à equipe. Técnico (Guerrinha), companheiros e diretoria ficaram surpresos (relembre lendo aqui). Vamos ver como será a recepção dele logo mais.

Na equipe bauruense, Leandrinho teve 15,8 pontos, 6,4 assistências e 1,7 roubos de bola por jogo no Campeonato Paulista 2001, o que lhe rendeu prêmio de Revelação do torneio. Foi seu cartão de visitas. No ano seguinte, em 2002, mais forte, mais seguro e dominando completamente o jogo com sua belocidade, veio título de campeão brasileiro por Bauru, o primeiro de sua carreira como profissional.

Desde sua estreia nesta temporada no dia 6 de janeiro contra o Vitória no Pedrocão, o ala de 35 anos registra 13,8 pontos por duelo. Melhor a cada jogo, o camisa 19 teve grandes atuações nas duas últimas partidas do Franca e foi o cestinha de ambas: 16 pontos contra o Caxias Basquete e 21 contra Joinville – seu recorde na atual temporada do NBB.

Foto: Reprodução Instagram Leandro Barbosa

Além de Leandrinho, o confronto desta terça-feira é especial para mais dois atletas. Leo Meindl e Jefferson Willian, reforços de peso trazidos por Franca para esta temporada, foram campeões por Bauru do NBB passado e têm passagem marcante pela cidade. Ambos participaram de campanhas vitoriosas como da Liga das Américas, Liga Sul-Americana e Paulista.

Na classificação, Franca está na quarta posição com 14 vitórias em 18 jogos, seguido logo de perto por Bauru, que possui 12-6. Os francanos estão invictos desde a estreia de Leandrinho (6-0 nos jogos com o ala em quadra). Abaixo a jogada espetacular dele recentemente contra Joinville:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.