Topo

Bala na Cesta

Visando a LBF, experiente técnico Vendramini aposta no sucesso do novo projeto em Campinas

Fábio Balassiano

03/11/2017 13h00

Atual campeão da Liga de Basquete Feminino, o técnico Antonio Carlos Vendramini está de casa nova. Multi-vencedor em Americana, viu o projeto da cidade do interior de São Paulo fechar as portas e por pouco não ficou de fora da próxima edição da LBF. Mas Vendra, como é conhecido, formalizou o acordo recentemente e jogará a próxima temporada em Campinas, tradicional polo do basquete brasileiro.

"Agora, sim, está tudo certo. Estávamos há 4 meses tentando e hoje podemos dizer que jogaremos a próxima edição da LBF por Campinas. É um momento muito difícil do esporte brasileiro em geral, e do basquete em particular, já que os resultados, masculinos e femininos, internacionais não ajudam muito quando falamos com patrocinadores. Mas tenho uma certa estrada, muita gente confia em mim e no projeto. Conseguimos e vamos jogar a LBF", analisa Vendra, em contato por telefone com o blog, acrescentando: "Estamos animados com a possibilidade de crescimento da Liga nesta nova etapa de gestão. O Ricardo Molina, presidente, é um cara sério e que está tentando o melhor para o feminino. Vamos ter de oito a dez equipes, isso é muito bom e já estamos vendo a Liga de Basquete Feminino voltando a crescer. É uma nova fase e estou esperançoso.

Mais do que o sucesso em quadra, Vendramini enfatiza a formação nas categorias de base como um dos propósitos do projeto em Campinas:

"Em janeiro começaremos a ter as escolinhas no Clube Paineiras, onde nossa equipe irá jogar e treinar. Teremos categorias de base também, já com um Sub-17 e quem sabe um Sub-19 também. Temos a mentalidade de fazer basquetebol como um todo, não só de buscar resultados na categoria adulta. Vai ter muita coisa de base, escolinhas, trabalho social. Fechamos também um convênio com a UNICAMP para fazer todos os testes físicos e laboratoriais serão feitos", analisa.

Em fase de montagem do elenco, Campinas irá mesclar jovens a experientes. Entre as que buscam espaço já chegaram três atletas que participaram dos Jogos Universitários por Jundiaí (a pivô Mariana, a ala-armadora Aline e armadora Carla Lucchini) e Ana Carolina, ala-armadora Sub-21. Entre os rostos mais conhecidos, Karla Costa (ala) e a argentina Melissa Gretter (talentosa armadora na foto acima), campeãs com o treinador em Americana na última temporada, estão confirmadas. Vendramini não confirma os nomes, mas outras quatro atletas que estão disputando a fase final do Campeonato Paulista estão em fase final de negociação para se juntar ao grupo que inicia os treinamentos no começo da próxima semana.

"Vamos ser competitivos mesclando juventude e experiência. É a forma que mais gosto de trabalhar inclusive. Nos últimos anos tinha em Americana um time fortíssimo, com jogadoras experientes excepcionais, mas não muito espaço para as jovens. Era uma realidade e que nos rendia muitos títulos. Agora, em Campinas, queremos continuar vencendo, mas com uma outra forma de trabalhar. Tenho certeza que as atletas mais novas terão espaço e irão se desenvolver aprendendo com as mais experientes", finaliza.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.