Topo

Bala na Cesta

Quem saiu ganhando na troca que levou Kyrie Irving a Boston e Isaiah Thomas a Cleveland?

Fábio Balassiano

23/08/2017 00h01

O mundo do basquete foi surpreendido ontem à tarde com uma troca bombástica. Kyrie Irving, que semanas atrás havia pedido ao Cavs para ser trocado, enfim conseguiu o que queria. O armador foi para o Boston, que por sua vez cedeu ao Cleveland Isaiah Thomas (ambos na foto), Ante Zizic (pivô), Jae Crowder (ala) e a escolha de primeira rodada do Nets de 2018. A grande dúvida é: quem se deu melhor nessa? Vamos lá:

1) Boston Celtics -> Considero até certo ponto surpreendente o movimento dos verdes, que vinham construindo a nova fundação da franquia sem sobressaltos, passo a passo, tijolo a tijolo. Achei que a chegada de Gordon Hayward no mercado de agentes-livres, mais um bom pick de Draft (o ala Jayson Tatum) e nenhuma troca que pudesse retirar picks do futuro seriam o caminho da equipe. Perder mais uma vez do Cavs na final do Leste estava no radar, até mesmo nos planos, mas Danny Aingle tirou um coelho da cartola.

Por mais que Isaiah Thomas seja o maior ídolo da franquia nos últimos anos e que Kyrie Irving tenha "apenas" mais dois anos de contrato, o Boston agora vira, sim, um baita candidato a vencer o Leste, batendo na final de conferência possivelmente o Cleveland, antigo time de Kyrie. Considero uma tacada perfeita de Ainge, sinceramente.

Conseguiu um jogador que certamente está entre os 20 melhores de toda NBA (e é melhor que Isaiah, vamos combinar), cedeu um jogador (Isaiah Thomas) que no final do próximo campeonato pediria o mundo (contrato máximo, leia-se), perdeu apenas um pick de Draft (ok, é do Nets, e tem tudo ser uma escolha bem alta…) e ainda deixou o maior rival da conferência mais fraco. Não sei se Danny Ainge conseguiria sonhar com algo e concretizar algo melhor do que o que conseguiu nesta terça-feira, não. Se não tivesse cedido Crowder, bom ala que seria importante para a defesa de perímetro, seria o cenário perfeito, mas não dá pra ter tudo, não é mesmo?

Resta saber, agora, como Kyrie e Hayward irão acomodar seus jogos (aparentemente não vejo problemas grandes, não) e como será a formação inicial na ala (Marcus Smart vira titular, Tatum inicia jogando sua primeira temporada profissional ou Jaylen Brown terá a chance?). Brad Stevens, o técnico, tem tempo para pensar nisso.

2) Cleveland Cavs -> A análise inicial sobre o Boston Celtics faz parece que os verdinhos se deram melhor na troca, mas juro que não vejo por aí, não. E por alguns sub-motivos importantes:

a) Kyrie Irving pediu para ser trocado e não havia chance de conseguir um jogador do mesmo nível ou melhor que ele. Ninguém cederia um Steph Curry, Russell Westbrook ou John Wall. O valor de mercado dele, para a troca, claro, havia caído.

b) Sendo assim, cabia ao Cavs tentar o máximo do possível e não o melhor dos cenários mais otimistas. E o time conseguiu. Obteve um ótimo armador em Isaiah Thomas, um bom ala em Jae Crowder e um pick de Draft de 2018 que promete ser bem animado pois é do Brooklyn Nets. Tenho uma preocupação tática em relação ao Cleveland que é o fato de Isaiah e LeBron serem de fato os armadores de seus times. Como eles irão coexistir em relação a isso? Uma coisa, desde já, é certa: Derrick Rose virou jogador reserva mesmo, né?

c) Há um lado dessa história que merece ser levado em conta. Há um rumor fortíssimo de que LeBron James sairá da franquia em 2018. Some-se a isso o fato de Isaiah ser agente-livre também ao final do próximo campeonato. O que dá pra concluir é que o Cleveland conseguiu nesta troca (o pick do Nets) algo que lhe dá ao menos um rabicho de olho pro futuro em caso de catástrofe – LeBron saindo e Isaiah não renovando. No pior dos cenários, o time pelo menos começa uma nova vida com uma escolha de Draft alta.

Esta é, na minha modesta opinião, uma troca em que os dois lados saem ganhando. O Boston consegue um grande craque e está querendo concretizar seu sonho de voltar à final da NBA (algo, agora, bem, bem possível). O Cleveland, por sua vez, se mantém fortíssimo (Isaiah, JR Smith, LeBron, Love e Thompson de titulares, com Rose, Shumpert, Crowder, Frye e Jeff Green é um elenco EXCEPCIONAL!) e já se arma para uma possível perda de seu melhor jogador (LeBron). As suas franquias que fizeram a final do Leste em 2017 têm tudo pra repetir a dose em 2018 – talvez com a diferença que as forças se equivalham mais desta vez.

Agora é esperar pra ver como os dois times se armarão e performarão em quadra. O primeiro embate entre eles já está marcado, aliás. Dia 17 de outubro, em Cleveland, na abertura da temporada 2017/2018. Kyrie Irving sendo recepcionado pela sua agora ex-torcida em Ohio. E Isaiah Thomas reencontrando seus ex-companheiros de Boston.

Se a temporada da NBA começasse amanhã ninguém reclamaria, né?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.