Topo

Bala na Cesta

Em nome da inovação, Nike lança camisa mais leve e promete versões clássicas de uniformes na NBA

Fábio Balassiano

19/07/2017 06h20

Maior marca de esportes do planeta, a Nike divulgou ontem detalhes das camisas da NBA que terão a sua logomarca nos uniformes das 30 franquias da liga norte-americana a partir da próxima temporada. A imagem que abre o post é a do Golden State Warriors, atual campeão.

O acordo entre a empresa de material esportivo e a NBA tem validade de 8 anos, e embora não tenham sido divulgados, os valores que serão pagos pela Nike à liga norte-americana giram em torno de US$ 1 bilhão, um crescimento de mais de 245% em relação ao acordo anterior (a Adidas vestia os times da NBA desde 2006).

O uniforme é composto por uma combinação de fios alfa e poliéster reciclado (cada uniforme possui aproximadamente 20 garrafas pet recicladas) e também remove a umidade mais rapidamente do que os uniformes anteriores da NBA. De acordo com a empresa, as regatas e bermudas serão mais leves em comparação com os da Adidas, antiga fornecedora.

"A vantagem mental de um uniforme de qualidade não tem preço. O fato de a Nike ter ouvido todos os nossos comentários ao desenvolver os novos uniformes da NBA fala muito. Estou entusiasmado com o novo ajuste e sensação de ser mais leve", afirmou Kyrie Irving, craque do Cleveland Cavs.

Outro que também comemorou foi o verborrágico Draymong Green, ala campeão pelo Golden State Warriors e que tem curtido suas férias com Neymar na Espanha.

"Quando você olha e se sente bem, você joga bem. Aprecio qualquer vantagem competitiva que possamos ter na quadra e os novos uniformes Nike para a NBA entregam isso a partir dos comentários que fornecemos a empresa anteriormente", analisou Green.

As mudanças não param por aí. A NBA também está eliminando suas designações de uniforme do time da casa e da equipe visitante. Começando com a temporada 2017-18, as franquias mandantes das partidas escolherão qual dos seus uniformes serão usados em todos os jogos em casa e as visitantes escolherão um uniforme contrastante dentro de sua própria variedade.

Por causa desta mudança, a Nike e a NBA trabalharam para criar quatro uniformes principais para cada equipe. Também nesta temporada, oito equipes da NBA terão um uniforme clássico que estará disponível em breve. Um deles, já comunicado, será o do Detroit Pistons, que reeditará a camisa clássica dos Bad Boys, time bicampeão que teve Isiah Thomas, Joe Dumars e outros pesos-pesados do basquete.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.