Topo

Bala na Cesta

Os motivos que fazem a franquia Rockets, agora à venda, valer mais de US$ 1,5 bilhão

Fábio Balassiano

18/07/2017 06h10

A tarde de ontem surpreendeu a muita gente quando o Houston Rockets divulgou um comunicado informando que Leslie Alexander estava colocando a franquia à venda (aqui em inglês no site oficial e aqui no UOL). Comprada em 30 de julho de 1993 por US$ 85 milhões, hoje o Rockets vale mais de US$ 1,5 bilhão de acordo com estudos da Revista Forbes.

Alguns motivos ajudam a explicar a valorização de um time que conquistou apenas dois títulos na história da NBA (em 1994 e 1995, os dois primeiros campeonatos sob comando de Alexander). Vamos lá:

1) James Harden até 2023 -> Considerado um dos melhores jogadores da atualidade, James Harden teve seu contrato renovado até 2023, garantindo que a franquia terá um craque à disposição por muitos e muitos anos. Se isso não significa exatamente títulos, certamente rende frutos em ingressos em muitas camisas (o Barba está no Top-15 entre os que têm mais vestimentas vendidas no mundo).

2) O mercado asiático -> Talvez este item seja mais importante que o primeiro. Desde a chegada de Yao Ming ao Houston no começo do século o Rockets é o time com maior valor de mercado na China em particular e na Ásia de uma maneira geral. E vocês têm noção do que isso representa, né? Mais de 1 bilhão de pessoas querendo consumir o seu produto, o seu time, o seu jogador, a sua marca. Para vocês terem uma ideia, Harden é o oitavo entre os jogadores com mais camisas vendidas na China. Tracy McGrady, que jogou com Yao e está aposentado há anos, é o décimo-segundo, à frente de grandes jogadores da atualidade como Klay Thompson e Carmelo Anthony.

3) Quinta melhor campanha da NBA na gestão Alexander -> Desde que chegou ao Houston, Alexander nunca gostou da palavra rebuild (reconstrução). Para ele, sempre foi vencer ou vencer. A cultura de vitórias foi instalada na franquia, e nos últimos 24 anos o Rockets tem o quinto maior percentual de vitórias da NBA (57%). Além disso, neste período a franquia perde apenas do San Antonio Spurs entre as que registraram mais temporadas com vitórias que derrotas. Quem comprar a equipe vai adquirir um time que quase nunca está em baixa.

4) Valor dos ingressos -> Inaugurado em 2003, o Toyota é um dos melhores ginásios dos Estados Unidos. Luxuoso, abriga os mais de 18 mil torcedores do Rockets na temporada da NBA. E a franquia cobra caro por isso. De acordo com o HoopData, a franquia texana possui o sexto maior tíquete-médio entre os 30 times da NBA. Cobrando uma média de US$ 67 por ingresso, fatura mais de US$ 1,2 milhão por jogo só na temporada regular com ingressos. Em um campeonato com no mínimo 41 partidas em casa, o Rockets fatura US$ 49,6 milhões apenas com entradas no Toyota Center.

Ninguém é maluco de dizer que é barato comprar algo por mais de US$ 1 bilhão, mas a NBA é absurdamente rentável hoje em dia e o Houston Rockets me parece ser um dos melhores negócios da atualidade. De acordo com estudos divulgados nesta segunda-feira, é possível pagar o investimento em menos de 10 anos.

Quem se habilita?

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.