Topo

Bala na Cesta

Carlos Lima será o técnico da seleção brasileira feminina na Copa América deste ano

Fábio Balassiano

07/07/2017 17h45

A seleção feminina adulta já tem técnico para a disputa da Copa América que vale três vagas para o Mundial da Espanha de 2019. Trata-se de Carlos Lima, que na última temporada foi assistente de Antonio Carlos Vendramini no Corinthians / Americana que foi campeão da LBF ao vencer o Uninassau por 3-2.

Procurada há instantes por este blog, a CBB confirmou a informação e disse que contrato do treinador vai até o final da competição neste ano, podendo ser prorrogado caso o desempenho agrade a diretoria da entidade.

Antes de se tornar assistente de Vendramini em Americana, Lima dirigiu São José por muito tempo, teve passagem pelo Maranhão Basquete e foi o comandante da seleção brasileira Sub-18 que não treinou mas jogou a Copa América Sub-18 de 2016 para garantir a vaga no Mundial Sub-19 deste ano. O time nacional não jogará a competição porque no mesmo ano a Federação Internacional suspendeu a CBB, vocês sabem bem.

Junto com Lima chegam também o assistente Bruno Guidorizzi, conhecido por sua experiência nas categorias de base das seleções brasileiras e atualmente o treinador da equipe adulta de Santo André, Adriana Santos, nova Supervisora de seleções Femininas da CBB, e Antonio Carlos Barbosa, que será o Gerente Esportivo. Maria Helena Cardoso, nome lendário do basquete, foi convidada para ser a madrinha da equipe e também fará parte do grupo.

A escolha de Carlos Lima é bem surpreendente e não estava entre os principais nomes cotados para assumir o cargo, conforme coloquei aqui mesmo no blog recentemente. Pesaram a favor do treinador o seu baixo custo, o fato de ele ser jovem (45 anos), não ter relação nenhuma com os últimos acontecimentos (ruins) da seleção adulta e disponibilidade imediata para assumir a seleção. Seu nome é uma aposta da Confederação.

Seu nome deve ser divulgado pela Confederação nas próximas horas. Logo em seguida Lima fará a convocação pra Copa América da Argentina em agosto. A apresentação da equipe nacional deve acontecer em 10 de julho na cidade de Pindamonhangaba.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.