Topo

Bala na Cesta

Warriors viram no final, vencem fora de casa, abrem 3-0 e se aproximam do título da NBA

Fábio Balassiano

08/06/2017 00h48

O Golden State Warriors acaba de dar um passo gigantesco para conquistar o segundo título da NBA em três anos. O time foi a Cleveland, venceu o Cavs por 118-113 com uma sequência de 11-0 nos últimos 3 minutos de um jogo espetacular de basquete, agora lidera a final por 3-0 e está a apenas uma vitória de conquistar o troféu.

O jogo 4 será na sexta-feira, também em Ohio, e novo triunfo da equipe da Califórnia garante o caneco para o elenco que nesta quarta-feira teve mais uma atuação formidável do trio Kevin Durant (31 pontos, sendo sete no minuto final), Klay Thompson (30) e Steph Curry (26). Do outro lado LeBron James (39 pontos, 11 rebotes e 9 assistências) e Kyrie Irving (38 pontos) tiveram atuações absurdas, mas não conseguiram sair com a vitória.

Se conquistar o troféu já não fosse o bastante, o Warriors está a um passo de terminar invicto o playoff, algo que a NBA nunca viu em 70 anos de história. Como tenho dito desde que a pós-temporada começou, o Golden State parece um time imarcável. Se tinha alguém que poderia detê-los, achávamos todos, este alguém era o Cleveland Cavs. Do jeito que as coisas andam, no entanto, nem o atual campeão tem tido chance contra um elenco que está conseguindo anotar mais de 110 pontos em todos os jogos da final até agora – um verdadeiro absurdo e que mostra a qualidade surreal que os comandados de Steve Kerr possuem. Na noite em que as duas maiores estrelas do adversário beiram os 40 pontos, que a torcida está incendiando o ginásio, que faltando 3 minutos você está vencendo por 6 o resultado final é… uma derrota. Este é o nível do Warriors hoje em dia, essa é a realidade. Os caras estão um degrau acima de todos na liga.

O jogo começou e o Cleveland ditou o ritmo logo de cara. Marcava bem, dava a bola na mão de LeBron James para que o craque comandasse as ações e levava o pânico para a defesa do Warriors. Isso tudo, porém, não durou cinco minutos, e o Golden State se recuperou. Se recuperou, ligou o botão do turbo quando LeBron foi descansar (muito cedo, Ty Lue, muito cedo…) e começou a fazer o que faz melhor – anotar bolas de três em sequência. Foram 7 no primeiro período, com Klay Thompson fechando a parcial com 16 pontos. O Warriors venceu por 39-32 e mais uma vez beirou os 40 pontos após os 12 primeiros minutos de jogo.

No segundo período o Cleveland marcou melhor, reduziu a diferença, mas não conseguiu liderar a partida. Após 24 minutos, o Warriors vencia por 67-61, com 21 assistências em 23 arremessos convertidos, 12 bolas de 3 (recorde da NBA em finais) e seu trio com assombrosos 51 pontos (Klay Thompson, Kevin Durant e Steph Curry). Fantástico, LeBron James tinha 27 pontos (11/14 nos arremessos) naquela altura dos acontecimentos.

Na volta do intervalo o Cleveland jogou o seu melhor basquete das finais da NBA até agora. Kyrie Irving anotou 16 pontos, LeBron James passou muito bem, Kevin Love apanhou 3 rebotes ofensivos, Richard Jefferson veio incrivelmente bem do banco de reservas e o Cavs fez 33-22 em um Warriors que parecia não compreender bem o que estava acontecendo. Os donos da casa iriam para o último período com 94-89. Parecia que o Cavs venceria a partida, equilibraria a série e faria a final emocionante como todos nós esperávamos. Naquele momento Steph Curry era presa fácil nas trocas em que "caía" com LeBron ou Irving, que estavam em outra dimensão na volta do intervalo.

Os 12 minutos finais vieram e apesar do ótimo começo do Cavs, que continuava dando a impressão de que venceria a partida, o Golden State manteve o sangue frio para continuar perto do placar. Faltando três minutos o time perdia por 113-107, mas acionou a quinta marcha e não parou mais de acelerar. Fez 11 pontos seguidos, sendo 7 deste cracaço chamado Kevin Durant nos 90 segundos finais e venceu a partida por 118-113. O Cleveland, meio perdido, meio batido, ainda teve a chance de empatar no final, mas LeBron James sequer conseguiu subir para o arremesso derradeiro – a bola foi roubada pelo excepcional Andre Iguodala.

Se ano passado o Cleveland entrou na história ao virar uma final de NBA saindo de 1-3 para fazer 4-3, neste ano é quase impossível que os Cavs entrem de novo para o livro dos recordes ao se tornarem o primeiro time da liga a sair de 0-3 para ganhar um duelo de playoff em 4-3. Não pelo fato de vencer quatro partidas consecutivas contra o Golden State, o que já seria extraordinariamente difícil, mas pelo fato do time do outro lado estar jogando muito bem e possuir quatro futuros Hall da Fama – Durant, Curry, Green e Klay.

Apesar de LeBron James, o Cleveland não está conseguindo segurar o Warriors. Aparentemente a final da NBA já foi pro vinagre.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.