Topo

Bala na Cesta

Trio funciona, Warriors vencem de novo, abrem 2-0 e se aproximam do título da NBA

Fábio Balassiano

04/06/2017 23h25

Terminou há instantes o segundo jogo das finais da NBA. E foi um jogaço de bola. O Golden State Warriors viu o seu trio funcionar, fez 132-113, bateu o Cleveland Cavs de novo, chegou a 14 jogos de invencibilidade neste playoff, abriu 2-0 e se aproximou do segundo título em três anos. Imarcáveis, Steph Curry (32 pontos, 11 assistências e 10 rebotes), Kevin Durant (33, 13 rebotes e 6 assistências) e Klay Thompson (22) somaram 87 dos 132 pontos do time (65%) e comandaram a franquia de Oakland em com atuações exuberantes. O jogo 3 será na quarta-feira em Ohio (22h) e nova derrota empurra os Cavs para muito perto precipício.

Pode parecer precipitado, já que foram apenas os 2 de possíveis sete duelos desta final da NBA, mas depois de duas partidas com o Warriors marcando mais de 113 pontos e vencendo por 15+ pontos de diferença, a sensação que fica é que não há nenhum time deste planeta que seja capaz de parar um Golden State como este. São inúmeras armas, uma defesa que marca bem, bolas de fora em profusão (neste domingo foram 18) e três caras realmente fora de série (Durant, Curry e Thompson).

O primeiro tempo começou da maneira como o jogo 1 terminou, com a diferença que Steve Kerr estava na beira da quadra. O técnico, com problema nas costas e ausente desde 19/04, voltou a comandar o Golden State Warriors e foi ovacionado pela torcida de Oakland. Quando a bola subiu, Kevin Durant seguiu doutrinando, comandando as ações e o Golden State Warriors abrindo uma dezena de pontos logo de cara. Aí entrou em quadra LeBron James. O camisa 23 veio para o resgate do seu time, ajudando na marcação, dando passes para Kyle Korver e Iman Shumpert e ainda tendo forças para pontuar. No final do primeiro período, 40-34 pros donos da casa, mas com o Cleveland fechando bem a parcial. Era um recado.

No segundo período o Cavs jogou muitíssimo bem. Foram os 12 melhores minutos do time na série até então. LeBron James terminou o primeiro tempo com 18 pontos, 10 assistências e 6 rebotes, Kevin Love teve 15 pontos, o banco apareceu muito (17 pontos em 24 minutos) e a defesa, que levou 40 pontos em 12 minutos, sofreu apenas 27 nos 12 minutos seguintes. No final do primeiro tempo o Warriors já tinha 13 desperdícios de bola, via o Cleveland reagir, mas mantinha a liderança na saída para o intervalo mesmo com uma atuação descomunal de LeBron (67-64).

O terceiro período mostrou a qualidade do elenco do Golden State Warriors. LeBron James estava absurdamente acabado, cansado, mortinho mesmo. Anotou 9 pontos, mas todos de fora do garrafão, em prova de que fisicamente não tinha mais tanto gás para bater de frente contra os jogadores da franquia de Oakland (jogou em 3 períodos 32 dos 36 minutos possíveis). Aí os donos da casa aproveitaram. Steph Curry despejou 10 pontos, terminou com 27 no terceiro quarto, o Warriors abriu 102-88 e nem precisou contar com Draymond Green, afundado no banco desde o começo da parcial devido ao acúmulo de faltas (eram 4). Se Kevin Love ajudava LeBron com 24 pontos, Kyrie Irving, com 12 (5/16 nos chutes) e 3 desperdícios de bola), não auxiliava tanto assim.

Nos 12 minutos finais o Cleveland tentou reagir, mas a defesa não ajudava muito. E vamos combinar: é quase impossível parar Kevin Durant, Steph Curry e Klay Thompson. É quase impossível mesmo. A diferença caiu pra 10, 8, mas nada menos que isso. O Warriors comandou o placar até o final, fez 132-113, abriu 2-0, vai viajar para Cleveland com a tranquilidade de ter mantido o mando de quadra e com a certeza de que os Cavs precisarão melhorar DEMAIS se quiserem prorrogar essa final da NBA. LeBron James terminou com triplo-duplo (29 pontos, 14 assistências e 11 rebotes), igualou-se a Magic Johnson com TD's em finais (8), mas não foi o suficiente para trazer a vitória a seu time.

Gostou do jogo? Qual a chance do Cleveland reverter isso nos próximos jogos? Pensando pelo lado positivo para o Cavs, em 2016 eles retornaram a Ohio após 2 jogos em Oakland com os mesmos 0-2 de agora. A diferença é que ano passado Kevin Durant e Steph Curry não jogavam juntos, né…

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.