Topo

Bala na Cesta

Auxiliares da seleção, Demétrius e Gustavo de Conti buscam 1º título nacional após frustração olímpica

Fábio Balassiano

27/05/2017 00h01

Em 15 de agosto de 2016 o Brasil venceria a Nigéria por 86-69, mas no final daquele dia sentiria o gosto amargo da eliminação precoce na Olimpíada do Rio de Janeiro. A campanha errática de duas vitórias em cinco jogos fez o time de Rubén Magnano parar na primeira fase e brecar o sonho de uma medalha olímpica que não vem desde 1964 no Japão.

Menos de um ano depois, os auxiliares de Magnano no Rio-2016 podem "curar um pouco da ressaca olímpica" com o título do NBB que começa a ser disputado a partir das 14h deste sábado em São Paulo em melhor de cinco jogos. Gustavo de Conti e Demétrius, técnicos de Paulistano e Bauru, respectivamente, eram assistentes do argentino no Rio-2016 e podem conquistar os primeiros títulos nacionais de suas promissoras carreiras.

Podendo se tornar o técnico mais jovem a conquistar um título de NBB como técnico, Gustavo de Conti, de 37 anos, leva o não menos jovem Paulistano a sua segunda decisão nacional em quatro anos. Gustavinho, como é conhecido, conseguiu dar maturidade e responsabilidade a um elenco de média de idade é de 21,7 anos e cujas maiores estrelas ainda são promessas do basquete brasileiro (o armador Georginho e o ala Lucas Dias).

Conhecido por seu temperamento forte e por ter uma das melhores bagagens táticas entre os técnicos do país, Gustavo criou um programa de basquete de altíssimo nível pros padrões brasileiros, desenvolvendo, evoluindo e dando espaço para jogadores que ou só jogam bem sob seu comando ou só estouram realmente quando passam pelo seu Paulistano.

Do outro lado estará Demétrius Ferracciu, que na temporada passada levou Bauru à decisão do NBB. Ex-armador da seleção no final do século passado e começo deste, como treinador ele foi campeão paulista com Limeira e também busca o primeiro título nacional de sua carreira.

Demétrius viveu uma temporada de remontagem e merece ser muito valorizado por isso. Do elenco vice-campeão do NBB em 2016, não estão mais Ricardo Fischer, Robert Day e Rafael Hettsheimeir. Chegaram Gui Deodato, Shilton, Valtinho e Gegê, que pode conquistar o quinto título seguido dele. O técnico precisou remodelar a equipe, o estilo dela e mesmo assim continuou ganhando. Baita mérito.

Menos de um ano depois da frustração olímpica, Gustavo de Conti e Demétrius começam neste sábado a disputa pelo título do mais surpreendente NBB de todos os tempos. Teremos um campeão inédito. E um treinador ganhando o seu primeiro troféu nacional também.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.