Topo

Bala na Cesta

O domínio de Cavs e Warriors faz a NBA se tornar chata ou sempre foi assim?

Fábio Balassiano

22/05/2017 06h20

Talvez não seja um bom dia pra escrever isso porque Cleveland perdeu ontem em casa do Boston Celtics por 111-108 com direito a bola decisiva de Avery Bradley, mas como o time tem 2-1 na série e continua com o mando de quadra pra jogar a terceira final seguida da NBA contra o Golden State Warriors, que no sábado fez 120-108 contra o San Antonio Spurs e pode carimbar a sua ida à decisão hoje no Texas (22h, com ESPN), acho que vale, sim.

Nunca na história da NBA houve uma final com os mesmos times em três anos seguidos como pode acontecer em 2017 entre Warriors e Cavs, mas na semana passada alguns leitores me perguntaram: "Mas, Bala, como era antes?". E aí eu fui pesquisar.

Dividi o estudo em décadas e em três "vértices" diferentes: o Rei da conferência (o time que mais vezes foi à decisão de cada lado), em quantas decisões de NBA esta franquia jogou e também qual o número de equipes que, naqueles 10 anos, conseguiu chegar à final da liga (ou seja, venceu a conferência Leste e Oeste). Exemplo: na década de 80, o Boston Celtics foi o Rei do Leste, avançando à final do campeonato em cinco oportunidades. Nestes 10 anos 4 times conseguiram vencer a conferência Leste – o Celtics, o Sixers e o Pistons.

Olhem como ficou o estudo (já considerando Warriors e Cavs na final):

Vamos a alguns pontos interessantes:

1) Lakers e Celtics são os reis das finais da NBA. O Boston tem 21 aparições. A franquia de Los Angeles, 31. São os reis de títulos, aliás, com 17 pros verdinhos e 16 para os angelinos. O problema pra eles é que há uma nova ordem das coisas e as últimas vezes que chegaram à decisão foi em 2010, quando os dois se enfrentaram. De lá pra cá, em seis anos seis times diferentes chegaram à decisão da NBA (Heat, Mavs, Spurs, Cavs, Warriors e Thunder).

2) Se repararmos bem, sempre houve um domínio claro de uma franquia diferente em cada conferência ao longo das décadas, principalmente no Leste. Em 60 e 80 o Boston dominou. Em 70, o Washington. Em 90, o Bulls de Michael Jordan. De 2010 pra cá, o time que teve LeBron James ganhou a conferência. O Miami Heat entre 2010 e 2014 e de 2015 pra cá o Cleveland Cavs.

3) A única exceção à regra do Leste fica no começo dos anos 2000, que viu oito times diferentes do Leste na decisão da NBA e apenas o New Jersey Nets (2002 e 2003) e o Detroit Pistons (2004 e 2005) chegando à finalíssima do campeonato. Também ganharam a conferência o Indiana Pacers, o Philadelphia 76ers, o Detroit Pistons, o Cleveland Cavs, o Boston Celtics e o Orlando Magic, em um equilíbrio inédito.

4) As pessoas costumam brincar com o trágico desempenho do Lakers nos últimos anos, mas está claro aí: ninguém manda mais na conferência Oeste que a franquia de Los Angeles. Em todas as décadas o time foi à final da NBA, e em quatro delas o time que teve Magic Johnson, Jerry West e Kobe Bryant foi o "dono" da conferência. Destaque para as décadas de 60 (6 títulos do Oeste), 80 (assombrosos 8) e 2000 (6).

5) No Oeste, o equilíbrio "além da conta" fica nítido na década de 90, a da grande efervescência no Brasil. Naquela década o lado Leste era dominado pelo Chicago Bulls, de Michael Jordan, mas no outro lado Utah Jazz, Houston Rockets e Portland Trail Blazers foram os únicos que chegaram à final da NBA mais de uma vez (duas cada). San Antonio Spurs (99), Seattle SuperSonics (1996), Phoenix Suns (1993) e Los Angeles Lakers (1991) também foram à disputa do troféu Larry O'Brien. Sete times diferentes no período de 10 anos portanto.

6) Na real da real mesmo a média de times diferentes por década não muda muito entre Leste e Oeste, não. No Leste, da década de 60 até agora a média é de 3,5 franquias distintas na decisão da NBA a cada 10 anos. O Rei da conferência esteve na decisão da NBA em 5 oportunidades. No Oeste, o índice sobe um pouco. A média é de 4 franquias diferentes por final em uma década e o Rei do Oeste conquistou o caneco da conferência em 6 oportunidades.

Está claro, né? Ao longo dos anos nunca houve tanta diferença assim em relação aos times na decisão da NBA quanto a nossa memória (afetiva?) supõe. É óbvio que o equilíbrio, e principalmente a qualidade de cada conferência, merecem ser discutidas (na década de 80 o Lakers era MUITO superior no Oeste e de 2010 pra cá Miami e Cleveland nadam de braçada no Leste), mas no final das contas a história da melhor liga do planeta se notabilizou por dinastias mesmo.

Ao longo do tempo a NBA se caracterizou por gênios e mitos acima de qualquer suspeita. Em termos de resultados coletivos, e sem tirar absolutamente nada dos feitos individuais alcançados, está meio claro que os primeiros conseguem levar seus times à decisão uma, duas, três vezes no máximo. Os mitos acima de qualquer suspeita têm o poder de guiar as suas equipes a bem mais que isso.

Neste seleto e pequeno grupo estão Bill Russell, Larry Bird, Magic Johnson, Michael Jordan, Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e Lebron James.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.