Topo

Bala na Cesta

O que LeBron James está fazendo para jogar tantos minutos por jogo neste playoff da NBA?

Fábio Balassiano

15/05/2017 06h00

* King James Brasil

Há muita gente falando do tempo de jogo do LeBron James nesses playoffs (42,3 minutos por jogo), que esse tempo dentro de quadra não pode ser tão alto assim. Mas neste texto eu proponho olharmos de outra forma: desde o início de abril LeBron James jogou 10 jogos em 50 dias. Dez jogos, 50 dias! Tempo mais do que suficiente pro King conseguir se recuperar.

Então ao meu ver vale muito a pena o técnico Ty Lue deixar LeBron em quadra um pouco mais e garantir a varrida (fechar os confrontos em 4 jogos) do que tirá-lo de quadra e o time perder. Aí, por causa dessa derrota, a série vai pra 6 ou 7 jogos e LBJ acaba jogando MAIS do que jogaria se tivesse jogado 4 partidas (42 mins por jogo).

Se você acompanha o King James Brasil nas redes sociais, já deve ter lido algumas vezes me dizer que LeBron investe mais de 1 milhão de dólares por ano na sua parte física. LBJ é muito cuidadoso com seus tratamentos / reabilitações. Um exemplo? LeBron dorme em uma câmara hiperbárica pra ajudar na sua recuperação. Para os que não sabem o que é isso, eu explico: este é um método terapêutico no qual o paciente entra na câmara e é submetido a uma pressão duas ou três vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar, respirando oxigênio puro a 100%. O tratamento é eficiente para tratar lesões que não cicatrizam.

O também jogador do Cavs Richard Jefferson já documentou algumas vezes em seu Snapchat (Rjeff24) a imagem do LeBron dormindo em uma câmara dessas ou se levantando dela. Quando não está dormindo, LBJ está lendo. Livros como 'O poderoso Chefão' e 'Jogos Vorazes' estão na lista de leitura do King.

Mas como funciona a recuperação do corpo do LeBron durante uma série de playoffs? É isso que vocês vão saber ao decorrer desse texto. A situação descrita é a de uma série que Cavs jogou uma partida fora e está voltando pra Cleveland pra jogar mais uma. Usarei de exemplo as Finais do ano passado, com Cavs voltando de Oakland.

Depois do jogo

O primeiro passo é repor os fluidos perdidos durante o jogo. Isso começa com LeBron bebendo um drink "cuidadosamente preparado", numa combinação de água e fluidos ricos em carboidratos, para que seu nível de glicogênio volte ao normal. Depois disso, ele entra em uma banheira com gelo até a cintura e passa um tempinho por lá. LeBron definiu esse ice bath como "uma tortura".

O vôo de volta pra casa

Por causa do vôo, inchaço e desidratação ocorrem. Então LeBron continua tomando mais água e bebidas ricas em carboidratos no avião. Além disso LBJ come uma refeição bem balanceada, com muita proteína e carboidrato. No trajeto pra casa LeBron também recebe eletroestimulação para manter os seus músculos contraindo, usa roupa de compressão (short e braçadeiras) e botas grandes que ficam cheias de ar. Ele também recebe muita massagem. Tudo isso é feito pra puxar o sangue das extremidades em direção ao coração para se livrar das toxinas e ácido lático e sobrar espaço pros nutrientes.

De volta em Cleveland

O vôo de volta de Oakland chega em Cleveland por volta das 5h30 da manhã. Após chegar, LeBron vai pra casa dormir e depois volta para Cleveland Clinic Courts, o Centro de Treinamento, por volta do meio dia. LeBron treina em uma bicicleta ergométrica e faz mais tratamento com banhos frios/quentes. Duas horas depois, LeBron está de volta em casa, onde encontra seu personal trainer, Mike Mancias, que está com LeBron desde 2005. LBJ já o elogiou muito, dizendo que ele é o melhor preparador físico do mundo. Os dois fazem em torno de 4 horas de intenso tratamento, muita massagem e reabilitação.

Dia do jogo

Nesse dia, a manhã é dedicada para, digamos assim, afinar. Deixar tudo pronto pro jogo que acontecerá logo mais. Mancias trabalha nos lugares que ainda estão doloridos. Ao meio dia, a recuperação e preparação do corpo do King está completa. Então, ele vai pro bate-bola de dia de jogo na Cleveland Clinic Courts e depois fala com a imprensa.

LeBron está jogando 42 minutos por jogo nesses playoffs, e a gente pode esperar que esses minutos se mantenham assim. Talvez até aumentem. Mas toda preparação pro jogo começa logo após o jogo anterior ter terminado.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.