Topo

Bala na Cesta

Analisando e palpitando a final do Oeste entre San Antonio Spurs e Golden State Warriors

Fábio Balassiano

14/05/2017 14h00

Começam hoje as finais de conferência da NBA. Por mais que no Leste ainda estejam disputando semifinais Celtics e Wizards, no outro lado já é momento de decisão. A partir das 16h30 (ESPN) Golden State Warriors e San Antonio Spurs, os dois melhores times da fase de classificação, decidem uma vaga na grande final da melhor liga de basquete do planeta.

Ninguém sabe exatamente qual é a condição de Steve Kerr, técnico do Warriors e que está se recuperando de um problema grave na coluna, mas com ou sem ele no lado de fora o Golden State é muito favorito contra o estupendo time do Spurs.

Em primeiro lugar porque seus quatro All-Stars criam seus próprios arremessos, infiltram, se movimentam e causam dificuldades a qualquer defesa. Se contra o Rockets a bola ficava muito nas mãos de James Harden, e a defesa do Spurs podia flutuar em volta do Barba para marcá-lo e também vigiar seus companheiros, os texanos não poderão repetir o expediente contra Kevin Durant, Klay Thompson, Steph Curry e Draymond Grren. Caso faça isso, a chance de levar uma sacolada de pontos rapidamente é grande. E a gente sabe que Gregg Popovich está longe de ser um técnico ruim. Dobrar a marcação está longe de ser uma opção plausível também.

Como se vê, encontrar um esquema para parar o Golden State não é lá muito fácil, embora seja óbvio também que Pop seja um mago das pranchetas e que encontrará alguma fórmula de diminuir um pouco a sanha ofensiva do Warriors. Consigo visualizar o San Antonio tentando reduzir o ritmo da partida e consequentemente o volume de arremessos do adversário, assim como adaptando as suas formações a atletas mais baixinhos. É bem improvável, inclusive, que Pau Gasol e LaMarcus Aldridge joguem juntos por muito tempo (Jonathon Simmons pode ganhar espaço na rotação e se tornar o "quatro falso" quando a franquia de Oakland estiver com a sua formação da morte envolvendo Curry, Klay, Durant, Iguodala e Green). O mais importante de tudo, no entanto, nem é isso, mas saber em que condição estará o tornozelo de Kawhi Leonard. Quanto mais longe dos 100% estiver Kawhi, menos chance o time terá.

No final das contas, acredito que, por mais que a comissão técnica do Spurs seja muito boa e capaz de equilibrar um pouco a situação, o Warriors se classifique para jogar a sua terceira final de NBA consecutiva. Nome por nome, o Golden State tem mais talento, potencial atlético e maior possibilidade de variar as suas formações (deixando a qualidade lá no alto).

Meu palpite: Warriors vence o duelo em seis jogos

Concorda comigo? Qual o seu palpite para a final do Oeste? Comente você também!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.