Topo

Bala na Cesta

LeBron James é craque, mas a conferência Leste que ele joga é fraquíssima

Fábio Balassiano

01/05/2017 22h20

Acabou há instantes o primeiro jogo da semifinal do Leste entre Cavs e Raptors. Vitória do Cleveland em casa por ridículos 116-105. Jogo fácil, fácil. E senta que lá vem o que realmente penso sobre isso tudo aí que todo mundo pensa, todo mundo sabe, mas pouca gente comenta.

LeBron James (35 pontos, 10 rebotes e 4 assistências) é Top-10 de todos os tempos, craque demais, um dos melhores que eu vi jogar, eu não vou tirar o mérito dele NUNCA, mas é óbvio que não é normal chegar a 7 finais seguidas de NBA (algo provável e possível na temporada). Não é normal.

Me desculpem, mas se isso fala sobre a sua (dele) qualidade descomunal, fala também sobre o Leste que ele joga desde o começo de sua brilhante carreira. Conferência Leste que é fraquíssima e no máximo com um concorrente de peso por ano – quando há um concorrente por ano. Não dá, nunca, pra tirar o mérito do cara (INSISTO NISSO), mas em um exercício de suposição, o que seria desse núcleo do LeBron jogando no Oeste por, sei lá, uma década. Será que ele teria chegado a sete finais consecutivas de NBA?

O melhor time que eu vi jogar neste século (ou começo dele) foi o Lakers de Shaq, Kobe e Phil Jackson. Chegou a 3 finais seguidas de NBA. O Spurs, de Tim Duncan (no auge) e Pop, apenas 2X seguidas na final. O Warriors, com 3 futuros Hall da Fama, pode conseguir a sua terceira esse ano. Mais comparação: tirando os anos de baseball, Michael Jordan teria chegado às finais com o Chicago em 6 anos seguidos. Magic Johnson com os Lakers no máximo 4 (82 a 85). O Boston da década de 80, também 4 (84 a 87). Chegar a sete vezes? BEM longe. BEM longe!

Pra vocês terem ideia de quão bizarro é isso que o LeBron James tá fazendo, só o Boston Celtics fez isso. Na década de 60, com menos times e menos concorrência na NBA. Era a NBA começando, sem tantas regras, sem esse grau de competitividade que há hoje. No Oeste, porque no Leste não há nada pros times do LeBron.

Diz muita coisa sobre o que é o Leste neste século, não? Tirem suas conclusões, porque pra mim isso é MUITO óbvio! MUITO.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.