Topo

Bala na Cesta

Liga Nacional fecha acordo com a Nike e dá outro passo rumo a consolidação do NBB no país

Fábio Balassiano

17/01/2017 13h00

NBB2Foi anunciado ontem em São Paulo, em evento no Soul Sports Bar que contou com a presença de atletas (Lucas Dias, Shamell e Alex Garcia), imprensa e dirigentes, mais um acordo da Liga Nacional de Basquete (LNB). E um mega acordo.

A entidade que organiza o NBB, mais importante campeonato de basquete do país, agora será patrocinada pela Nike, maior marca esportiva do planeta, pelos próximos quatro anos. Detalhes, como o aporte financeiro, não foram divulgados, mas sabe-se que a empresa de material esportivo terá placas de publicidade nos ginásios em partidas do NBB, presença na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LNB), estampará a sua conhecida logomarca nos uniformes do Jogo das Estrelas (o próximo será em São Paulo em 18 de março) e será importantíssima no intercâmbio tão necessário para a modalidade crescer no país. É bom deixar claro desde já, pois sei que a dúvida é uma das principais de vocês: neste primeiro momento os clubes NÃO vestirão Nike nos jogos de temporada regular. A parceria, portanto, é institucional para o campeonato (produto), não para as agremiações.

rossi1"Para a LNB, é uma honra fechar uma parceria com a maior empresa esportiva do mundo. É também uma felicidade muito grande ter um parceiro que visa investir junto à Liga no desenvolvimento da modalidade no Brasil. Já são nove anos desde a fundação da LNB e temos certeza que com a chegada da Nike vamos conseguir alavancar ainda mais nosso crescimento dentro e fora das quadras", declarou na coletiva de imprensa João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete. Rossi estará neste blog em entrevista exclusiva nos próximos dias.

nbb1Não sei se vocês têm a real noção disso tudo, mas vou tentar mostrar a vocês. Em um momento de retração econômica do país e com Confederações esportivas desesperadas com a perda de seus patrocinadores, a Liga Nacional consegue enfileirar o seu quarto patrocinador em menos de 12 meses (e o terceiro da iniciativa privada, algo que a gente sempre pondera como sendo a melhor situação do mundo pois não há a dependência dos "humores" do Estado). Isso sem falar, claro, na NBA, que se tornou parceira em 2014. Antes (conforme figura ao lado e post feito por este blogueiro em março de 2016) vieram Caixa, patrocinadora-máster, Sky, que renovou o compromisso com a LNB recentemente, e Avianca. Isso, é óbvio, não é um resultado da noite para o dia, mas sim o reflexo de anos e anos de construção do produto NBB como uma marca forte, de credibilidade imensa, transparente e cujo valor de mercado cresce a cada dia.

nbb1Mais do que isso: o anúncio divulgado em São Paulo nesta segunda-feira vem a exatos 12 dias do final da suspensão da Federação Internacional à Confederação Brasileira de Basketball (e consequentemente ao basquete do país). Está bem claro, mais uma vez, o que coloquei aqui na semana passada: se tem alguém querendo fazer a modalidade se desenvolver no país, esta instituição chama-se Liga Nacional de Basquete (LNB).

nbb4Por fim, reitero: há problemas, há erros, há falhas, mas os diretores, o corpo executivo e seus funcionários da Liga Nacional tentam sempre acertar, melhorar, transformar o basquete nacional, que não era bom nove anos atrás, quando o NBB foi fundado, em algo ótimo para torcedores, clubes, imprensa, patrocinadores, sociedade etc. . A chegada de uma gigante como a Nike, que deve ter rigorosos processos para fazer qualquer aporte financeiro em times / entidades esportivas, comprova que o caminho trilhado pela LNB é o mais correto de todos.

Demoram, sem dúvida, mas os frutos acabam sendo colhidos por quem trabalha de forma séria, organizada, planejada e com seriedade. Parabéns à Liga Nacional de Basquete por mais essa conquista.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.