Topo

Bala na Cesta

O surpreendente e feliz início do estreante Campo Mourão no NBB

Fábio Balassiano

10/01/2017 06h00

ted1No primeiro dia de junho de 2016 Campo Mourão fazia 77-72 contra o Vasco da Gama jogando em casa. Com 21 pontos do bom ala Ted Simões, o time abria 2-0 na final da Liga Ouro e ficava a apenas uma vitória de chegar ao NBB. O que era esperança deu lugar a apreensão. Os vascaínos venceram três vezes seguidas, inclusive o quinto e último duelo no dia 10 de junho por 87-77 e se sagraram campeões. Poderia ser o final da curta história de Campo Mourão no cenário nacional, mas houve uma luz. São José desistiu de participar da temporada 2016/2017 e a vaga do vice-campeão da divisão de acesso abriu espaço para os paranaenses participarem do NBB. A dúvida era: como a equipe se portaria em sua estreia na elite do esporte nacional?

emerson1Até o momento a resposta é: bem, muitíssimo bem. Em 12 jogos são 7 vitórias, sendo três consecutivas (Brasília, Pinheiros e Mogi) e a surpreendente quinta colocação no NBB para o time do técnico Emerson de Souza que tem no seu jogo coletivo a sua principal arma. São oito jogadores pontuando entre 6 e 21 pontos da equipe que tem 75 pontos por jogo, desperdiçando apenas 11 bolas por jogo (excelente índice!).

betinho1Individualmente há bons nomes como Douglas Nunes (12 pontos e 4,6 rebotes por jogo) e Vinicius Pastor (10,5 pontos e 6 rebotes), mas quem mais destaca muito é o ala Betinho. Contratado para o NBB para ser o principal pontuador do time, o jogador de 28 anos não tem decepcionado. Pelo contrário. Depois de passagens apenas regulares por São José (2014/2015) e Caxias do Sul (2015/2016), na temporada 2016/2017 Betinho explodiu. Já são 21,6 pontos (segundo cestinha do campeonato, atrás apenas do rubro-negro Marquinhos), 3,6 rebotes e 3 assistências, números excepcionais de um cara que já tem 7 partidas com 20+ pontos no certame. Dono de boa técnica e ótimo jogo de um-contra-um, ele tem sido capaz de produzir seu próprio arremesso e ser o esteio ofensivo que o treinador Emerson de Souza precisava.

campo1Campo Mourão continua a sua saga hoje a partir das 20h15 contra Franca em casa. Logo depois será a vez de Bauru na quinta-feira também no Ginásio Berlin Carollo. Independente do que aconteça, vale a pena celebrar o começo de um dos caçulas na elite do basquete brasileiro como um sucesso incrível. O elenco é modesto, não houve grandes contratações e mesmo assim a equipe se posiciona na zona de classificação ao playoff. O esporte da bola laranja ganhou mais uma praça importante e o time do Paraná tem feito de tudo para mostrar que não entrou no campeonato apenas para disputar. Ao lado do Vitória, da Bahia, Campo Mourão é uma grata surpresa neste NBB.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.