Topo

Bala na Cesta

Desempenho incrível de Antetokounmpo faz Bucks sonhar com ótimo futuro

Fábio Balassiano

20/12/2016 01h00

giannis4Antes da temporada escrevi aqui que o Milwaukee Bucks daria a chave da franquia ao grego Giannis Antetokounmpo, que renovara por 4 anos e US$ 100 milhões. Não só pela bolada para um atleta de 22 anos, mas principalmente porque o técnico Jason Kidd, um dos melhores armadores de todos os tempos, decidiu colocar o Greek Freak para ARMAR o jogo desde o princípio da temporada 2016/2017.

O experimento do final do campeonato anterior tinha dado resultado. Com vontade assustadora de aprender e dono de potencial físico invejável que permite a ele marcar de armadores a pivôs, Giannis beirou o triplo-duplo pós-All Star e Kidd optou por isso para iniciar o certame. O resultado? Antetokounmpo explodiu, o Bucks melhorou, tem 13-12, briga por vaga em playoff e mostra que pode ter ótimo futuro nas mãos do grego de 2,11m (sim, 2,11m e joga de armador…).

giannis6Giannis tem 22,6 pontos (quase 50% a mais que em 2015/2016 e cinco atuações com 30+ pontos até aqui), 9,1 rebotes, 6 assistências, 2 tocos e 2,1 roubos de bola por partida. Não são "apenas" soltos números vazios, mas principalmente o conjunto da obra que encanta. Fantástico e cada vez mais seguro do que faz, Antetokounmpo está entre os 20 primeiros em TODOS os quesitos citados acima, tem dois triplos-duplos até agora (o único que não se chama Russell Westbrook, James Harden e LeBron James a fazer mais que um no campeonato) e possui o índice de 14,4 com a soma dos pontos de quando ele está em quadra (+5,9) e fora da quadra (-8,5), prova da dependência do time para com ele. Vou só reforçar: o rapaz que possui 52% nos arremessos de quadra em 2016/2017 tem apenas 22 anos, melhorou TODOS os seus números em relação ao campeonato passado e está apenas em sua quarta temporada na NBA.

giannis5É óbvio que Giannis não está lá sozinho. É quase isso. Além dele, o único que tem média de pontos acima de 10 é Jabari Parker, outro jogador jovem (21 anos) e que tem um futuro fantástico. Assim como o Chicago, citado aqui ontem, o Bucks chuta pouco de três (24,6 por jogo), não espaça bem a quadra, tem dois titulares bem mais ou menos (Matthew Dellavedova e Tony Snell) e seu ataque dá belas empacadas de vez em quando devido a isso. Se não fossem as peças acessórias (Jason Terry, Mirza Teletovic, Malcolm Brogdon e até o instável Michael Beasley) isso seria bem pior, já que as duas principais estrelas da franquia arremessam não muito bem de longe (Giannis tem 27% de aproveitamento; Parker, 36%).

giannis1Não dá pra saber bem o que será do Bucks de agora até o final da temporada. A tabela reserva, até o final do mês, o Cavs duas vezes (uma hoje, a outra amanhã), Wizards duas vezes, Pistons, Bulls e o Minnesota.

O time ainda é irregular, perde jogos fáceis e ganha outros improváveis, mas se há uma certeza na terra do queijo é que Giannis Antetokounmpo vai confirmando realmente a expectativa que todos tinham nele antes da temporada começar. Que ele seria um All-Star e que 2016/2017 seria o campeonato da explosão dele na NBA. O presente dele é maravilhoso. O futuro pode ser ainda mais incrível.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.