Topo

Bala na Cesta

Com outra boa exibição, Flamengo vence Macaé e abre NBB com 7-0

Fábio Balassiano

12/12/2016 01h54

fla1Muita gente pensou que o Flamengo teria dificuldade neste NBB devido ao seu remodelado time. Saíram Rafael Luz, Jerome Meyinsse, Gegê e Robinson, e a tendência para algumas pessoas (eu nunca acreditei nisso) era que o time de José Neto começasse a temporada com problemas de entrosamento entre as novas peças.

Na quadra o que se vê é um pouco diferente. Bem diferente, aliás. O rubro-negro venceu Macaé no sábado por 85-66 com outra atuação muito boa de Marquinhos (23 pontos) em um ginásio do Tijuca vazio, vazio (não consigo compreender isso, mas tudo bem…) e agora tem sete vitórias em sete partidas do NBB. Melhor começo, impossível.

fla3É óbvio que ainda há muita coisa para José Neto ajustar em um elenco de rotação mais curta mesmo, mas alguns números chamam a atenção. Três dos 15 principais cestinhas do NBB são do Flamengo. Marquinhos é o segundo com 22,5. Marcelinho, veterano que parece cada vez mais revigorado depois de sua atuação incrível (26 pontos) no jogo 5 da final passada contra Bauru, é o quinto com 20,3. JP Batista, muito regular como sempre, tem 15,4 pontos de média e é o décimo-quarto. Além deles, Olivinha tem 12,3 pontos e é o quarto elemento que pontua em dígitos-duplos para a equipe que tem 88,2 pontos por jogo e o ataque mais positivo até o momento (nas bolas de dois pontos são 54% de aproveitamento, o segundo melhor índice do torneio). Experiente e correndo pouco, o elenco desperdiça apenas 11 bolas pro jogo, também segunda melhor marca do certame.

fla2A melhor notícia de tudo para o Flamengo, que é perseguido por Mogi, Brasília e Vitória de perto (os três times perderam apenas uma vez), é que ainda há bastante espaço para melhora. Primeiro porque algumas peças ainda estão fora ou buscando o melhor ritmo. Humberto, armador reserva, segue lesionado. Pedrinho Rava, também bom armador, retornou recentemente.

O melhor exemplo disso que falo é o de Ricardo Fischer (foto ao lado). Maior reforço do Flamengo para a temporada, ele se recuperou de lesão de joelho mas ainda vem tendo minutos limitados e monitorados, o que é natural. Ainda não jogou mais de 26 minutos e no sábado conseguiu a sua primeira partida com 10 pontos com a camisa rubro-negra. Algo muito normal para quem retorna de cirurgia no joelho, mas dá pra imaginar a força que a equipe ganhará quando o melhor armador do NBB estiver em forma.

neto1Sobre o treinador José Neto, o responsável por quatro títulos seguidos de NBB para o clube, vale elogio especial. Com elenco bem diferente a cada ano, ele vem mantendo o número de vitórias lá no alto sempre – e com alguns elementos diferentes a cada temporada. E não é fácil. Para este NBB a defesa rubro-negra melhorou demais. Ela permite apenas 44% de acerto dos rivais nos arremessos de dois e 30% nas bolas de fora – entre os cinco melhores índices do campeonato nos dois índices e 4% melhor em relação a 2015/2016. Contra Macaé, no sábado, ela foi a responsável por fazer com que a margem subisse em momentos críticos (22-10 no último período) e gerasse ataques mais tranquilos para a equipe.

fla35Assim segue o Flamengo. Com mais um excelente trabalho de José Neto (esta bela foto, aliás, é do Instagram dele), com a força de seu quinteto inicial e ajustando as peças que vêm do banco.

Se já está assim neste começo de NBB ainda repleto de ajustes, lesões e ausência de algumas estrelas (Marcelinho Machado não jogou sábado porque estava suspenso após reclamar da arbitragem em Franca), no final do returno e no começo dos playoffs a tendência é que o já alto nível esteja ainda melhor.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.