Topo

Bala na Cesta

O ótimo começo de temporada de Vitor Benite na Espanha

Fábio Balassiano

27/10/2016 01h35

benite5Em que pese a campanha ruim na Olimpíada, dois nomes saíram fortalecidos do Rio-2016: Nenê e Vitor Benite (7,8 pontos por jogo em inconcebíveis 13 minutos por partida). O primeiro está iniciando a sua trajetória com o Houston Rockets, na NBA. Benite, por sua vez, tem tido começo brilhante de temporada em seu segundo ano pelo Murcia.

Autor de seis pontos que ajudaram o seu time a vencer o russo Zenit ontem à tarde por 85-83 em partida válida pela Eurocup, competição que está um degrau abaixo da Euroliga mas que conta com times fortíssimos, Benite tem barbarizado mesmo é na Liga ACB espanhola. Tem as médias de 15,2 pontos em cinco jogos (a maior de seu time e a oitava maior de todo campeonato) e em seus últimos três jogos fez 23, 19 e 17 pontos. Vale citar, também, o seu incrível aproveitamento nas bolas de fora (47%). Ainda é muito cedo, mas seus 15,2 pontos representam mais do que o dobro do que os 7,6 atingidos em sua temporada de estreia no Velho Mundo em 2015/2016.

benite4Em um deles, o de domingo retrasado, não se intimidou diante do renomado Real Madrid e cravou 19 pontos em 20 minutos, com direito a 4 bolas de três pontos. Sua fase é realmente impressionante, arranca elogios dos companheiros mais próximos como o argentino Facundo Campazzo e também do técnico Oscar Quintana, mas o ala não coloca uma meta específica para o restante dos campeonatos que irá disputar.

"A meta segue sendo a mesma – melhorar como jogador ofensiva e defensivamente, entender melhor o jogo, buscar a regularidade, algo muito importante para todo atleta, e ajudar a equipe de Murcia a crescer. Temos o objetivo de colocar o Murcia entre os grandes da Europa. Sempre coloco estas metas, independente do time em que esteja e vou seguir fazendo isso sempre em minha carreira", disse Benite por telefone ao blog na noite de ontem após a partida contra o Zenit.

benite1Um dos aspectos que mais têm chamado a atenção na Espanha é a sua forma física neste começo de temporada. Enquanto muitos atletas ainda retornam de férias, buscando o melhor ritmo, Benite já está em outra marcha, em uma frequência mais acelerada. Tudo isso, segundo ele, devido à continuidade do trabalho que foi feito na seleção brasileira.

"A minha preparação para a temporada na verdade começou na seleção brasileira. Não tive muito tempo de férias, então eu comecei a me preparar, vindo de uma temporada muito dura, com a própria seleção brasileira visando os Jogos Olímpicos. Fiz um trabalho muito bacana com o pessoal da preparação física, fisioterapia, essa galera, com o objetivo de me deixar mais forte, mais rápido, mais preparado mesmo em termos físicos para as Olimpíadas. Isso me ajudou muito a começar a temporada bem aqui no Murcia. Sem dor, fisicamente bem, sem nenhuma lesão. Eu devo muito do meu estado hoje ao pessoal da seleção", finaliza.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.