Topo

Bala na Cesta

EUA e Espanha jogam bem, vencem e vão à final da Olimpíada no feminino

Fábio Balassiano

18/08/2016 20h30

EspanhaChegamos à final do feminino na Olimpíada do Rio de Janeiro. E com as seleções com o melhor trabalho de base do planeta. EUA e Espanha decidirão a medalha de ouro no sábado depois de terem batido França e Sérvia, respectivamente, nesta quinta-feira na Arena Carioca. Francesas e sérvias disputam a medalha de bronze também no sábado.

Espanha1Na primeira semifinal, a Espanha dominou a Sérvia do começo ao fim. Fez um jogo brilhante, teve quatro atletas com 10+ pontos, liderou o duelo inteiro, fechou em 68-54 e se classificou para a primeira final olímpica do país (entre as meninas). A Espanha coroa um ótimo trabalho de base que se iniciou no final da década de 90, que demorou um pouco a engrenar no começo do século, mas que agora chega ao auge com (no mínimo) a medalha de prata. A festa das ibéricas quando o cronômetro zerou fala muito sobre o feito alcançado.

taurasiNo segundo jogo a França fez uma partida excepcional. Excepcional mesmo. Marcou bem, atacou razoavelmente e pressionou as norte-americanas o tempo inteiro. Mas vencer é diferente, vocês sabem. O placar de 86-67, com 18 pontos de Diana Taurasi (foto), reflete bem o que foi o confronto. Os Estados Unidos jogaram mais, mas tiveram bastante trabalho. França fez ótimo papel e agora vai disputar o bronze como favorita contra a Sérvia.

eua1Os EUA jogarão, no sábado, a sua sexta final olímpica consecutiva (campeãs em 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012) e não perdem uma partida olímpica desde a semifinal de 1992 contra a CEI (ex-União Soviética). A Espanha, a sua primeira. Os dois times se enfrentaram na fase de classificação, com vitória norte-americana por fáceis 103-63.

Será que as espanholas, comandadas pelo excepcional técnico Lucas Mondelo, aprontam alguma coisa? Acho difícil, hein. E vocês?

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.