Topo

Bala na Cesta

Melhor time da WNBA, Sparks vê suas cestinhas fora da Olimpíada

Fábio Balassiano

20/07/2016 06h00

candace2O Los Angeles Sparks enfrentou ontem o Indiana Fever e na sexta-feira o Washington Mystics fora de casa na WNBA. São os dois últimos jogos da liga norte-americana antes do hiato previsto no calendário para a Olimpíada (o campeonato retorna apenas no final de agosto). Líder do Oeste e com a melhor campanha da fase regular até o momento (20 vitórias em 23 jogos), surpreendentemente o LA Sparks não terá problemas neste período. As duas principais cestinhas do time, Candace Parker e Nneka Ogwumike foram solenemente ignoradas pelo técnico Geno Auriemma e não virão ao Rio de Janeiro (o elenco completo está aqui).

candace1Embora seja a segunda cestinha do time com 16,1 pontos (ainda tem 7,4 rebotes), Candace Parker, duas vezes medalhista de ouro olímpica (2008 e 2012), é presença constante nas seleções americanas desde 2004, quando ainda era uma promessa. Vem, sim, tendo uma queda de rendimento devido a idade (chegou aos 30 anos) e a uma série incrível de lesões, mas quando foi cortada da equipe nacional por Geno não fez questão de esconder sua frustração no Twitter (imagem ao lado e link aqui), ao mesmo tempo desejando sorte ao elenco norte-americano e demonstrando sua frustração.

nneka1O caso mais emblemático, porém, é o de Nneka. Ala fortíssima de 1,88m, 26 anos e em seu quinto ano na liga, ela tem simplesmente 19,2 pontos e 8,6 rebotes de média por jogo. Forma com Candace Parker o melhor garrafão da liga e faz, de novo, do Sparks uma franquia respeitada. Do último dia de junho até hoje foram seis partidas, e em todas ela teve 20+ pontos. No dia 30 de junho, inclusive, surreais 38 contra o Atlanta Dream em uma partida em que acertou 13 arremessos dos 14 tentados (quase perfeita portanto…).

candace4Todos sabemos que no final das contas isso não terá ligação com o resultado final das norte-americanas aqui no Rio de Janeiro. Os EUA deverão, de novo, ganhar a Olimpíada com facilidade, mantendo assim uma invencibilidade olímpica de 20 anos (desde 1996 que não perde um joguinho sequer…), mas não deixa de ser surpreendente que das 9 primeiras cestinhas da WNBA no momento, apenas três não estejam na convocação para os Jogos que começam em 5 de agosto (Candace Parker e Nneka Ogwumike, do Sparks, o melhor time da WNBA, e a ala do San Antonio Silver Stars, Kayla McBride). O melhor time da temporada até o momento, o LA Sparks, poderá descansar as suas estrelas e preparar o elenco para o restante do campeonato. O técnico Brian Agler agradece.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.