Topo

Bala na Cesta

Fala, Leitor - A proeza de LeBron James e dos Cavs

Fábio Balassiano

24/06/2016 14h00

lebron7* Por Josué Seixas

Me falta a capacidade de declarar alguma coisa realmente significativa ao fim do grande jogo que foi a sétima partida da final da NBA. Hora de tentar.

O Cleveland Cavaliers é o novo campeão da NBA. LeBron cumpriu a sua promessa quando não mais se esperava ser possível. Curry não comprovou a sua escolha como MVP unânime. LeBron ainda é o melhor jogador do mundo. O mais completo. Os números comprovam isso. Nossas lembranças comprovam isso.

mitos1O jogo foi o melhor da série, sem dúvidas. Prevaleceram os dois melhores jogadores de até então: LeBron James e Kyrie Irving. As lágrimas de alegria na comemoração, somadas aos gritos em euforia, demonstram o quão grande foi o estímulo do Cleveland Cavaliers. Cinquenta e dois anos. Cinquenta e dois anos. Um Rei precisa trazer orgulho ao seu Reino e é extremamente importante frisar que LeBron James conseguiu.

lue1Como a maioria dos campeões, os detalhes mais importantes são clichês: garra, desejo, instiga, força, conquista, superação. Em uma frase: nenhum time, numa final, havia conseguido se recuperar de um déficit de 3-1. Se houve história na temporada regular, há história na final.

A temporada 2015-2016 serviu para desestruturar alguns dos recordes e amarras no basquetebol como era conhecido há muitos anos. Desestabilizou a imagem de LeBron James (quem poderá chamá-lo de pipoqueiro agora?) e lhe trouxe ao pódio dos melhores aos olhos de todos. Ser o MVP das finais foi o mínimo. Ele alcançou o máximo. A conquista da temporada regular não deve ser desmerecida. O recorde significa algo, apesar da ausência do anel. Aconteceu num momento díspar do atual, apenas.

lebron3A final, entretanto, deve ser exaltada. Seus fatores foram supracitados e talvez palavras sejam incapazes de exaltá-la na intensidade devida. Não há o que se falar sobre a ausência de Draymond Green no quinto jogo ou de um sumiço repentino dos Splash Brothers. Isso deve ser diminuído se comparado à proeza de LeBron James, Kyrie Irving, Lue e companhia. Já havia escrito antes, falando sobre o Golden State Warriors: a história foi feita.

Dedico aqui os meus parabéns ao Cleveland Cavaliers. A equipe, a cidade, aos jogadores, aos torcedores. Aos que torceram pelo Golden State Warriors, lembrem-se: no fim do dia, somos todos os seres humanos. Todos sujeitos à falhas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.