Topo

Bala na Cesta

Cavs joga bem, domina Warriors e diminui prejuízo na final da NBA para 1-2

Fábio Balassiano

09/06/2016 00h35

cavs2Contra a parede, não restava outra alternativa para o Cleveland Cavs, que não teve Kevin Love no jogo 3 desta noite devido a concussão (Richard Jefferson começou em seu lugar e foi muito bem com 9 pontos, 8 rebotes e excelente marcação). Em casa e jogando pela primeira vez contra o visitante Anderson Varejão, era literalmente matar ou morrer. E com brilhante atuação coletiva a franquia de Ohio está mais viva do que nunca na final da NBA.

Abriu logo de cara 33-16 no primeiro período, comandou todas as ações nos 48' de jogo, fechou a partida em assombrosos 120-90 (54 pontos no garrafão e 12/28 nos três pontos pró-Cleveland), diminuiu a vantagem do Golden State Warriors para 1-2 e terá o jogo 4 em casa (6a feira, 22h) para tentar empatar a decisão. Com o triunfo, o Cavs interrompeu a sequência de sete derrotas seguidas para o Warriors (maior número de reveses seguidos sofridos por um time de LeBron James na carreira).

lebron1Com Richard Jefferson no lugar de Kevin Love e LeBron James deslocado para marcar a Draymond Green (revezando na tarefa com Jefferson), o Cleveland começou de maneira arrasadora e jogando cada vez mais com jogadas de isolações (17,5 vezes nas finais contra 9,5 na temporada regular e 11,8 nos playoffs do Leste). Marcando apenas no um-contra-um (nada de duplas marcações mais) fez 9-0, defendeu muitíssimo bem (sem Love, os problemas nas rotações quase que acabaram…) e trouxe dificuldade ao Golden State Warriors, que viu Steph Curry com duas faltas e Klay Thompson com dores na perna após um choque com Timofey Mozgov logo de cara.

lebron20É óbvio que a atitude do Cavs foi diferente, mas contra um rival tão eficiente nos arremessos, sofrer poucos pontos é fundamental para ir bem (forçou 18 erros e conseguiu 34 pontos através dos erros do Warriors ainda por cima). E foi isso que Kyrie Irving (16 pontos logo no primeiro período e 30 no total), LeBron James (fechou com soberba atuação de 32 pontos, 11 rebotes e 6 assistências) e seus companheiros fizeram. Sobre Kyrie, um dado interessante: criando seus próprios arremessos nos 12 minutos iniciais ele teve 7/9 nos chutes (16 pontos). Nos jogos 1 e 2 neste tipo de jogada, 4/18. O Warriors até que foi bem no segundo quarto (27-18), entrou no vestiário perdendo por oito e deu a impressão que teria chance de uma reação na etapa final.

cavs1Mas nada disso aconteceu. O terceiro período do Cleveland foi BRILHANTE (figura ao lado) e foi fechado em 38-26. A equipe do técnico Tyronn Lue não errou praticamente nada e deixou um recado claro ao Warriors – ainda há muita coisa em disputa nesta decisão da NBA. Para melhorar ainda mais as coisas para o Cavs, JR Smith apareceu (fechou o jogo com 20 pontos e 5 bolas de três), Tristan Thompson continuou muitíssimo bem (14 pontos e 13 rebotes), os Splash Brothers seguiram tímidos (29 pontos e 8 desperdícios somados) e Draymond Green teve a sua primeira partida ruim na série (6 pontos, 0/4 nos chutes de fora). O quarto período foi apenas formalidade, pois ali a parada já estava decidida para o Cavs, que venceria por 120-90 (17 rebotes ofensivos do Cavs contra 8 do Warriors), mostrando muita força e ajustes diferentes dos anteriormente vistos neste playoff.

Smith1No final das contas, até o momento não tivemos um único jogo equilibrado nesta final de NBA. Nas duas vitórias do Warriors, duas surras. Na de hoje para o Cavs, uma pancada sem piedade. Agora é aguardar a sexta-feira para sabermos se teremos o primeiro jogo equilibrado nesta decisão da NBA, né?

Viu o jogo? Gostou?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.