Topo

Bala na Cesta

Dissecando a série entre Spurs x Thunder, semifinal do Oeste

Fábio Balassiano

30/04/2016 14h00

kawhiComeçam hoje às 21h30 as semifinais de conferência da NBA. Ainda com um confronto totalmente aberto (o ganhador de Toronto e Indiana mede forças com Miami ou Charlotte, que foram pro jogo 7 ontem à noite) no Leste, terá início neste sábado aquele que promete ser mesmo o melhor confronto desta fase no Oeste.

San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder jogarão no Texas (Sportv exibe) para tentar voltar a uma final de conferência após dois anos (se enfrentaram nesta mesma fase em 2014 com vitória texana por 4-2, lembram?).

durant1Os dois times se enfrentaram em playoff em 2012 (deu Thunder por 4-2) e em 2014 (deu Spurs pelo mesmo placar) na final do Oeste, se conhecem muitíssimo bem, possuem craques incontestáveis (Kevin Durant e Russell Westbrook pelo Thunder e Tim Duncan, Tony Parker, LaMarcus Aldridge, Manu Ginóbili e Kawhi Leonard pelo Spurs) e excelentes treinadores (Billy Donovan e Gregg Popovich). Dos duelos que vimos até o momento no playoff, e do que está projetado para a segunda rodada, não há a menor dúvida em afirmar que será a melhor série deste mata-mata (até agora, repito).

west1A primeira dúvida tática que me bate é sobre a forma que o San Antonio tentará parar (o quase imparável) Russell Westbrook. O camisa 0 do Thunder faz de novo uma temporada brilhante, é um "cavalo físico" e sabe muito bem como furar as defesas adversárias. Titular da armação adversária, Tony Parker tem inteligência de sobra, mas não tanto potencial físico para segurá-lo. O "problema" pra Westbrook é que do outro lado estão Gregg Popovich e Ettore Messina, dois dos maiores especialistas em formatar marcações específicas no basquete mundial. É bem provável que Pop e Messina concentrem esforços para evitar as infiltrações do rival, "pedindo" para West chutar de fora. Há, também, a possibilidade de Kawhi Leonard tentar segurar Westbrook em alguns momentos, o que é bastante possível que aconteça desde a largada da série, mas pro Spurs isso pode significar que Kevin Durant não estará sendo vigiado por Kawhi. É uma escolha que Pop terá que fazer em alguns momentos. Deixar Russ, sem dúvida uma das estrelas do Thunder e da NBA (desculpe te dizer isso, Mark Cuban…), beirar ou chegar ao triplo-duplo significará que o Oklahoma estará mais perto das vitórias na série.

spurs1Estou curioso também para ver o comportamento do técnico Billy Donovan em uma série contra o Spurs e Gregg Popovich. Donovan é experiente pacas, mas em seu primeiro ano de NBA será testado à exaustão nos quesitos "ajuste" e "contra-ajuste" diante de um cara magnífico nos dois quesitos. Creio que o ex-treinador da Universidade da Flórida possua boas peças para arrumar o quebra-cabeça defensivo da sua equipe, mas do outro lado há tantas armas, mas tantas armas, que fico pensando se é mesmo possível deter o San Antonio Spurs. Para o OKC, o fato positivo é que Enes Kanter, o pivô turco, melhorou demais defensivamente de um ano pra cá e que Serge Ibaka continua muito bom na marcação também. Além disso, o crescimento de Steven Adams é notável. Não é a toa que o Thunder consegue pegar 31% dos rebotes ofensivos após os erros de arremesso, maior marca da liga disparada (o Detroit vem em segundo com 26%). Jogar com os dois juntos até os finais das partidas pode, sim, ser possível contra Duncan, Aldridge e Diaw. Atuar em velocidade, algo que certamente Pop tentará evitar ao máximo, pode ser um bom indicativo para o OKC.

durant2Outro ponto importante fala sobre Kevin Durant. O astro do Oklahoma pode se tornar agente-livre ao final dessa temporada. Continuo achando que ele não sai do Thunder, mas os outros 29 times da NBA vão mimá-lo com toda força do mundo caso ele queira ouvir as propostas. Isso não mexe com ele nesta pós-temporada, mas obviamente causa apreensão em toda franquia. Pode ser, este, o último ano do camisa 35 com a camisa do Thunder? Avançar mais profundamente neste playoff, chegando eventualmente a uma final da NBA novamente, pode significar não só o sucesso da equipe neste campeonato, mas a prorrogação do duo entre Durantula e Westbrook, um dos melhores do planeta na atualidade, por mais tempo.

No final das contas, aqui vai o meu meu palpite: Spurs em sete jogos. E você? Concorda comigo?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.