Topo

Bala na Cesta

O incrível Celtics apronta outra - vitória por um ponto contra o Cavs

Fábio Balassiano

06/02/2016 09h25

O jogo de ontem não começou bem para o Boston Celtics. Com dores no tornozelo, Jae Crowder precisou convencer a comissão técnica que jogaria sem maiores danos ao seu corpo. Amir Johnson cometeu duas faltas em menos de cinco minutos. E o Cleveland Cavs, em casa e melhor time do Leste, abriu 17-6 logo de cara com esse drible incrível de Kyrie Irving em cima de Avery Bradley.

bradMas sabe como é. É o time de Brad Stevens, um dos mais organizados da NBA nesta temporada como disse aqui nesta semana, e os verdes não iriam desistir tão fácil assim. Após levarem 32-20 no primeiro período reagiram fazendo 23-17 no segundo quarto e foram lutando até o final. Contaram com a saída de Kevin Love (sentiu lesão na perna, foi examinado e foi pro vestiário, não retornando à partida), mas perdiam de 101-96 com apenas 18 segundos por jogar.

Aí a mágica do basquete se fez presente. Vamos aos fatos:

96-101 (18" por jogar): Jae Crowder acerta seu único arremesso de três (teve 1/9 o voluntarioso ala)
99-101 (07" por jogar): Kyrie Irving mata seus dois lances-livres
99-103 (06" por jogar): Evan Turner converte bandeja e sofre falta do "gênio" JR Smith
101-103 (06" por jogar): Evan Turner erra lance-livre, e na disputa de bola a arbitragem marcou, acertadamente, a posse para os Celtics.

Vídeo a partir de 06:40:

Última chance. Posse de bola do Celtics com três segundos por jogar. Aí você clica no vídeo e dá uma olhada no que aconteceu:

bradleyPois é. É isso mesmo que você viu. Enquanto a arbitragem revisava se a bola era mesmo do Celtics, Brad Stevens armou uma jogava para Isaiah Thomas. Com tudo cercado, o camisa 4 passou a bola para Avery Bradley, que, marcado, ainda teve que driblar antes de chutar (isso tudo com menos de dois segundos).

O camisa 0 fintou, jogou pra cima e o Boston venceu em Cleveland por 104-103 (quarta derrota do Cavs em casa apenas) para chegar a terceira vitória consecutiva e a 30-22 na temporada, mantendo-se na terceira posição do Leste.

bradley2A temporada não acabou, eu sei disso, mas até o momento o prêmio de Técnico do Ano vai para Brad Stevens. E o Boston Celtics merece uma menção especial pelo que vem conseguindo nesta temporada. Com elenco pra lá de modesto os verdes se colocam entre os grandes e conseguem sair de buracos, como o de ontem em Cleveland, que muito time mais "cascudo" não sabe bem o que fazer.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.