Site da NBA no Brasil 'muda-se' para o Sportv - quais os impactos disso?
Foi com surpresa que quarta-feira acessei a versão em português do site da NBA (o NBA.com.br ou nba.com/brasil) e me deparei com o do Sportv (figura ao lado). Não demorou e na tarde de ontem o escritório brasileiro da NBA divulgou o release: "NBA anuncia parceria digital com Globo.com e SporTV".
Resumindo a nota que pode ser inteiramente lida na Máquina do Esporte ou no site do Sportv: o site institucional (atenção a esta palavra) da NBA no Brasil a partir de agora será o do Sportv mesmo (o da liga, da liga mesmo em português, sumiu).
Há várias maneiras de interpretar, no âmbito estratégico, esta situação (que parece simples, boba, mas não é, não), creio eu. Vamos lá:
1) O lado do Sportv eu entendo perfeitamente e creio que seja o mais fácil de analisar. O canal esportivo de maior audiência do país tenta cada vez mais se tornar "a cara" da liga no Brasil. Além de transmitir os jogos com boa frequência (três a cinco vezes por semana – ótimo índice), ter o redirecionamento do site da NBA em português faz com que o seu objetivo fique mais próximo de ser atingido. Em termos estratégicos, foi uma bola de três pontos do meio da rua à Steph Curry convertida pelo Canal Campeão. Quanto a isso creio que não tenha a menor dúvida. Analisando estritamente pelo lado do canal, é isso.
2) Antes de falarmos da NBA em si vale citar outro player importante no meio desta equação: como fica a ESPN, o outro canal que exibe o campeonato no país nesta temporada, com a situação? Não custa lembrar que o canal do Grupo Disney exibe a NBA no Brasil há 25 anos e é um dos mais fortes parceiros da matriz (NBA) nos EUA (exibe jogos na própria ESPN gringa, na ABC e tem forte destaque para o basquete em seu estupendo site). Qual o sentimento que fica para a ESPN? Como fica a relação do escritório nacional com seu parceiro estratégico mais antigo? Aqui, aliás, cabe uma perguntinha final importante: quando acontecer a final da NBA, cujos direitos estão com a ESPN nesta temporada, o site da NBA Brasil / Sportv irá divulgar o canal de transmissão normalmente?
3) Pelo lado da NBA no Brasil, cujo escritório trouxe ganhos incríveis para o basquete do país (três anos com partidas por aqui, uma loja virtual com produtos, crescimento nas transmissões de TV e boas vendas do NBA League Pass) e é liderado pelo ótimo Arnon de Mello (foto), eu confesso não gostar do movimento, embora seja compreensível porque objetiva se unir ao canal de maior share de audiência dentre os esportivos.
3.1) Em primeiro lugar porque a liga não faz isso com ninguém nos EUA – nem ESPN, nem com ABC, nem com TNT, as emissoras que exibem as partidas por lá. Em português claro: o contato INSTITUCIONAL (olhem a palavrinha mágica aí) do público com a NBA deve mesmo ser feito (pelo público / consumidor) através do site da própria liga (o NBA.com) e não com exibidores de pelejas ao redor do mundo. Não há outra alternativa: se você quiser saber sobre as informações da liga direto na fonte, o site é justamente… a fonte básica de consulta. Não custa lembrar quão importante é o site oficial nesta relação consumidor-marca, né? Essa equação vai mudar, pelo visto.
3.2) A imagem institucional (de novo a palavra mágica no texto) da NBA no Brasil será integralmente transmitida no seu novo portal? Com o mesmíssimo alcance? Com o mesmíssimo guide de marca? Pelo que havia entendido o objetivo de ter um site em português era, justamente, transmitir a mensagem oficial da NBA em português. Não era isso? Como ficará esse, digamos, "mix" de emoções envolvendo um canal, cujo foco prioritário não é o basquete, e uma liga esportiva? Ações sociais e de comunicação bacanas terão o mesmo espaço no novo espaço como tinham no site institucional? Será importante verificar isso ao longo do tempo.
3.3) Pergunta bem importante: como o consumidor brasileiro acha, agora, as informações básicas (calendários dos jogos, sites dos times, estatísticas, os famosos box-scores) desta temporada? Entrei no site da NBA Brasil / Sportv e não encontrei, não. Aquele famoso "header" (ou cabeçalho no popular) com os resultados do dia anterior ficam exatamente em que parte? Ali, no topo do site, normalmente é o primeiro contato que eu, por exemplo, tenho ao clicar para ver os números dos jogos do dia anterior. Essa, digamos, perda de informação é esperada ou aceitada? Como ela é analisada pela NBA Brasil?
3.4) E a tão conhecida identidade visual da NBA, continuará sendo vista? Pode parecer um questionamento bobo, mas teremos, agora, uma página DA NBA dentro do site do Sportv, ou uma página DE NBA no site do Canal Campeão? São coisas BEM distintas e que o público saberá diferenciar rapidamente, tenho toda certeza. A forma de interagir, mesmo na Web, com uma emissora é totalmente diferente, e menos apaixonada, do que com uma página institucional (basta ver as reações no Facebook da NBA Brasil aliás).
3.5) Até que ponto a liga, enquanto empresa, ganha vinculando a sua marca (outra palavra importante) a uma empresa de comunicação? A NBA Brasil não teme que seu maravilhoso produto fique muito atrelado a um canal específico? Será que, em termos de abrangência, a liga não perde neste sentido? Na minha modesta opinião, quanto mais "própria" for a marca, menor a chance de o público ligá-la a alguma emissora. A NBA está na ESPN há 25 anos, mas o público brasileiro sempre entendeu que o produto era… a NBA. Isso vai se modificar agora?
A (minha singela) conclusão é esta: dos players desta equação, saem ganhando o Sportv (o principal) e a NBA no Brasil em termos mercadológicos (esta aliando-se cada vez mais ao maior canal esportivo do país e ao maior conglomerado de comunicação do Brasil). Perdem o público brasileiro (que verá o seu principal ponto de contato com a melhor liga do planeta "embarcado" no site do canal campeão), a NBA em termos de marca e sobretudo a ESPN.
E você, o que acha a respeito? Abri, ontem, o Facebook Bala na Cesta e o debate sobre o tema foi muito bom. Opine aqui também!
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