Topo

Bala na Cesta

Novo técnico começa no Chicago com incerteza de sempre - Derrick Rose

Fábio Balassiano

22/10/2015 01h37

Um dos movimentos mais intrigantes das férias da NBA foi o do Chicago Bulls, que decidiu trocar o comando técnico. Saiu Tom Thibodeau, entrou Fred Hoiberg. Cheguei a escrever sobre isso lá atrás (fui e sou contra, embora entenda perfeitamente a ação da diretoria), mas por mais que o novo comandante chegue com uma filosofia diferente (um jogo mais arejado no ataque e uma forma menos demandante de lidar com os atletas), a grande dúvida para os Bulls irem bem na temporada atende pelo mesmo nome de sempre – Derrick Rose.

Lesionado no primeiro dia de treino da pré-temporada do Chicago (mais aqui), Derrick Rose não descartou voltar logo na estreia do Bulls no dia 27 de outubro (contra o Cavs em Illinois), mas todo mundo sabe que para o time ir longe no campeonato a sua condição física precisa estar razoavelmente em dia – algo que não se viu nos últimos anos devido ao mais variado conjunto de problemas.

Os Bulls mantiveram a boa base do último campeonato (Pau Gasol, Nikola Mirotic, Joakim Noah, Mike Dunleavy, Taj Gibson e Kirk Hinrich), renovaram com Jimmy Butler, ainda têm bons jovens (entre eles o brasileiro Cristiano Felício, que pode, sim, fazer parte do elenco, Doug McDermott e Bobby Portis), mas por melhor que seja o grupo (e é bom mesmo) Rose é mesmo a cereja do bolo. Para piorar, ainda surgiu um rumor (negado por todas as partes, obviamente) que Jimmy Butler (ala titular da equipe) não respeitaria a "ética profissional" de Rose para retornar à melhor forma. Algo que sempre pareceu ser bom apesar da ausência do craque (o clima no vestiário)

Para o recém-chegado técnico não é uma equação fácil de resolver. Com que esquema jogar? Armar o time pensando em Rose ou não? Para a diretoria, tampouco, pois são US$ 41 milhões de contrato pelos próximos dois anos. A temporada que começa para o Chicago atualmente apresenta muito mais dúvidas do que certezas. Caso o camisa 1 consiga se manter saudável dá para pensar nos Bulls indo bem longe na pós-temporada. Do contrário, as incertezas de sempre permearão o dia a dia da franquia como têm sido nos últimos campeonatos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.