Topo

Bala na Cesta

Flamengo enfrenta Magic em 1º jogo contra times da NBA no país

Fábio Balassiano

17/10/2015 01h53

fla3Dia especial e histórico para o basquete brasileiro neste sábado. Hoje, 17 de outubro de 2015, o Flamengo, atual campeão do NBB, mede forças com o Orlando Magic na HSBC Arena (18h, com Sportv e ESPN) no primeiro jogo de um time do país contra um da NBA em solo brasileiro. A partida faz parte do NBA Global Games, que em 2014 (Chicago Bulls e Washington Wizards) e em 2015 (Cleveland Cavs x Miami Heat) viu duelos de franquias norte-americanas por aqui.

flamengo2É óbvio que por se tratar de Flamengo e de um time que está longe de ser um forte candidato ao título na NBA (o Orlando Magic) a expectativa é que o rubro-negro consiga uma inédita vitória contra um time dos EUA na HSBC Arena. Vai ser bacana, além do jogo em si, ver a reação dos atletas do Orlando diante de uma torcida alucinada como é a rubro-negra (não acontece com frequência em solo norte-americano, sabemos). A pressão pode ser sentida pelos comandados de Scott Skiles, técnico recém-chegado ao jovem elenco da Flórida.

fla1Pelo Flamengo, será o primeiro grande teste dos novos reforços (Rafael Luz, JP Batista e Jason Robinson), que chegaram para ocupar as lacunas deixadas por Nicolas Laprovittola, Cristiano Felício e Vitor Benite. O time de José Neto manteve a base (Marquinhos, Marcelinho, Olivinha, Gegê e Jerome Meyinsse), fez amistosos contra Brasília e também jogou o Estadual contra Macaé, mas certamente o ritmo do duelo de hoje será bem mais alto (até pela adrenalina do jogo e do que está envolvido).

orlando1Pelo Orlando vale ficar de olho nos jovens Mario Hezonja (depois de ótima temporada pelo Barcelona o ala foi recrutado pelo Magic no Draft), os armadores Elfrid Payton e Victor Oladiplo, além dos pivôs Nikola Vucevic, Channing Frye e Aaron Gordon, além dos úteis Tobias Harris (ala), Shabazz Napier (ex-armador do Miami e contratado para este campeonato) e Evan Fournier (ala-armador francês).

fla2Antes do clube da Gávea e de sua apaixonada torcida sonharem com o triunfo, porém, vale ficar de olho no retrospecto dos times brasileiros contra os da NBA até o momento. Somando os cinco jogos já realizados (três do Flamengo e dois de Bauru) foram cinco derrotas, com nenhum duelo terminando com menos de 12 pontos de vantagem para os times da melhor liga do planeta (ver quadro abaixo).

Não é demérito algum para rubro-negros e bauruenses, mas mostra o tamanho da escalada que o time de José Neto terá a partir das 18h deste sábado.

Flamengo1O Orlando Magic está em uma pré-temporada, certamente está mais preocupado com a temporada da NBA que está por vir do que com este amistoso, mas uma eventual vitória do Flamengo fará com que a autoestima da equipe suba bastante e a repercussão do feito seja potencializada por aqui (o que aumentaria a visibilidade do esporte). Sorte aos rubro-negros logo mais.

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.