Topo

Bala na Cesta

Com ótimo elenco, Miami 'só' precisa ficar saudável para ir longe na NBA

Fábio Balassiano

09/10/2015 01h43

dupla1Acabou que por causa do título da conferência o foco no Leste ficou concentrado no Cleveland Cavs. E dá pra entender. O Chicago continua patinando para ter Derrick Rose inteiro para brigar no topo. O Knicks se reforçou, mas não tanto. O Atlanta perdeu DeMarre Carroll e sabe-se lá como se portará neste campeonato. O Toronto está com DeMarre e Luis Scola, deve subir de produção, mas não sei se ameaça. Quem, então, pode fazer frente a LeBron James no Leste? Eu digo: o Miami Heat.

bosh1Pode parecer loucura dizer isso de um time que ficou fora do playoff na temporada passada e que, de fato, só se reforçou com Amare Stoudemire e o calouro Justise Winslow em relação às peças do campeonato de 2014/2015. Mas é só olhar com mais calma o que aconteceu na Flórida para ver que a situação do Heat não é tão ruim assim. No certame passado, TUDO o que poderia acontecer de ruim ocorreu. Todos os tipos de problemas físicos (e alguns de saúde, como o de Chris Bosh) tiveram vez em Miami, e aí obviamente não deu para chegar à pós-temporada.

miami1Agora, porém, é diferente. Aparentemente estão todos saudáveis, e o Miami entra no campeonato daqui a cerca de 20 dias com um elenco pra lá de recheado em todas as posições. Vamos ver:

ARMADORES: Goran Dragic e Mario Chalmers
ALAS-ARMADORES: Dwyane Wade e Gerald Green
ALAS: Luol Deng, James Ennis e Justise Winslow
ALAS-PIVÔS: Chris Bosh, Josh McRoberts e Amare Stoudemire
PIVÔS: Hassan Whiteside, Chris Andersen e Udonis Haslem

dragic1Se para o Oeste isso já seria ótimo, imaginem vocês para o Leste. Dá, sim, para bater de frente com todo mundo, inclusive com o Cleveland Cavs (atual campeão). Um quinteto titular com Dragic, Wade, Deng, Bosh e Whiteside tem tudo para ir longe nas mãos do bom Erik Spoelstra (e creio que Deng seja uma peça-chave, pois precisará defender muito no perímetro – seu estado físico precisa estar totalmente em dia portanto). Traçar qualquer linha de comparação com o campeonato passado me parece impossível simplesmente porque o que vimos do Miami na temporada 2014/2015 foi uma colcha de retalhos de um time que estava todo quebrado devido às lesões. Saudáveis, os Heat têm tudo para ir bem longe.

heat2Ainda é cedo, mas para a NBA uma final de conferência envolvendo o Cleveland contra o Miami Heat, o ex-time de LeBron James, seria pra lá de épica. Para isso acontecer, basta que a franquia da Flórida se mantenha afastada das lesões. Não depende só dela (da equipe), claro, mas é bom ficar de olho no time de Spoelstra neste campeonato porque o elenco é muito bom, cheio de opções e com Chris Bosh e Dwyane Wade em forma para retomar a coroa do Leste.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.