Topo

Bala na Cesta

Breves notas de uma sexta-feira agitada no Ibirapuera

Fábio Balassiano

26/09/2015 10h36

oscar1Aqui vão as minhas notas de sexta-feira em São Paulo, mais especificamente no ginásio do Ibirapuera:

1) Logo que cheguei ao ginásio, ali pelas 11h, duas senhoras fazendo caminhada quando o time de Bauru saía de seu ônibus para o treino pré-jogo. Elas param, falam alguma coisa pro Alex, uma vira pra mim e emenda: "Menino, eu sou da época do Oscar Schmidt! Como vai ter um Mundial aqui e eu não estou sabendo?". Oscar, aliás, estava no Ibirapuera (conversei com ele e depois publico a entrevista exclusiva aqui) e vibrou loucamente com a vitória de Bauru, comandado pelo seu ex-companheiro de seleção Guerrinha.

llull12) Armador (e craque de bola) do Real Madrid, Sérgio Llull (foto) fez um pedido todo especial à organização do evento. Não queria que seu armário fosse posicionado no centro do vestiário madridista como de fato estava. O motivo conhecido na manhã desta sexta-feira? Segundo Llull, ele só se senta nos cantos (seja em aviões, vestiários ou restaurantes), jamais no meio. Cada louco com sua mania…

3)  Aqui um fato bacana que merece ser exaltado. O técnico Dedé, que disputou o último NBB por Limeira, pediu à comissão técnica de Bauru para acompanhar este período intenso de preparação visando o Mundial contra o Real Madrid. Pedido feito, pedido aceito. Dedé não só acompanha como interage fortemente com Guerrinha e sua comissão técnica, passando impressões e ajudando no que for preciso com informações e análises sobre o rival. Muito bacana das duas partes – do treinador em querer aprender e dos bauruenses em toparem isso sem o menor melindre.

dede14) E falando em Limeira, o papo que mais se ouvia no ginásio é que a franquia estaria se transferindo para o Rio de Janeiro, mais especificamente para o Vasco da Gama. A notícia foi trazida pelo JP Benini nesta semana e no começo da próxima pode ser anunciada oficialmente pela Liga Nacional. Aparentemente a Liga Nacional aguarda apenas detalhes burocráticos para colocar o Vasco no próximo NBB. Pelo que apurei, a comissão técnica liderada por Dedé e grande parte do elenco pegaria a caravela em Limeira direto para o Rio de Janeiro, deixando, assim, a agremiação vascaína com um time bem forte para a temporada. A vaga na Liga das Américas conquistada em quadra por Limeira ainda não foi sacramentada, mas aparentemente NÃO ficaria com o Vasco, não.

APRESENTAÇÃO NOVO TÉCNICO DO BASQUETE DA S.E.PALMEIRAS, REGIS5) Outra definição bacana. A franquia de Salvador (ex-Uberlândia) jogará mesmo o NBB pelo tradicional Vitória, cuja torcida, no futebol, é fanática. Outra definição importante é que o técnico da agremiação será o ótimo Régis Marrelli (foto), que treinou São José no começo dos NBB's e na temporada passada esteve no Palmeiras. A montagem do elenco começará a tomar forma a partir da próxima semana.

6) Cientes da magnitude do evento, todos os integrantes de Bauru usaram ontem terno e gravata. Foi bacana, mas a preparação para isso foi tão difícil quanto vencer o Real Madrid horas depois. No hotel onde a delegação estava hospedada foi um tal de "me ajuda aqui com esse nó da gravata porque estou enrolado" que envolveu até funcionários do local para o resgate…

trio17) Não foi divulgado o público do ginásio, mas espero sinceramente que amanhã esteja mais cheio (arriscaria umas 4 mil pessoas nesta sexta-feira). Entre as personalidades, Oscar Schmidt (já citado e disparado o mais aplaudido do dia), Hortência, Magic Paula (os três da foto), Larry Taylor (ídolo de Bauru), Succar, Menon, Cláudio Mortari e Clifford Luyk, lendário jogador do Real Madrid e da seleção espanhola. O técnico da seleção brasileira, Rubén Magnano, não compareceu ao evento, o que considero um absurdo completo. O presidente da CBB Carlos Nunes estava no Ibirapuera, bem como Horacio Muratore, presidente da FIBA entusiasmado com mais um Mundial no Brasil.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.