Topo

Bala na Cesta

Oitavas-de-final do EuroBasket começa hoje - veja confrontos!

Fábio Balassiano

12/09/2015 01h06

oitavas1

dirk1Começa hoje a fase oitavas-de-final do EuroBasket (os confrontos estão na foto acima e os horários no fuso europeu – menos cinco horas). Serão, obviamente, oito duelos entre hoje e amanhã em Lille (França), e o regulamento é o seguinte: quem vencer avança às quartas-de-final. Para quem ficar entre os oito, o começo de uma luz animada no final do túnel: campeão e vice garantem passaporte direto no Rio-2016, e do terceiro ao sétimo a caminhada é mais longra (através do Pré-Olímpico Mundial). Quem perder a partir de hoje, cai fora do torneio continental.

Cai fora do EuroBasket, mas pode ter uma chance de jogar as Olimpíadas de 2016. E explico: o Pré-Olímpico será disputado por 18 equipes, dará 3 vagas nos Jogos Olímpicos e terá 3 sedes (cada grupo com seis times). O país-sede será escolhido pela FIBA, e não necessariamente precisa ser alguém que se classificou na quadra (vai gerar pouca discussão isso?). A explicação cabe para mostrar que as lágrimas de Dirk Nowitzki (vídeo abaixo) na quinta-feira em Berlim podem não ter sido de despedida com a seleção alemã. Avisado da possibilidade de a Federação Germânica sediar um dos pré-olímpicos, o cracaço disse que pode, sim, atuar no próximo ano com sua equipe nacional.

milos1Na fase de grupos, mais uma vez chamou a atenção o desempenho da Sérvia, líder invicta do grupo da morte que contava também com Espanha, Itália e Turquia (Alemanha ficou pelo caminho). Comandada no banco pelo ótimo e inquieto técnico Aleksandar Đorđević e na quadra pelo excepcional armador Milos Teodosic (13,4 pontos e 7 assistências de média), os sérvios contam, também, com os não menos ótimos Bogdan Bogdanovic, Nemanja Bjelica, Nikola Kalinic, Miroslav Raduljica e Nemanja Nedovic. O interessante de se notar é que a equipe sérvia não tem nenhuma de suas estrelas com mais de 30 anos – ou seja, tem tudo para dominar o cenário internacional por muito tempo.

tony1Além da Sérvia quem mandou muito bem foi a França. Com um elenco estelar (Rudy Gobert, Nicolas Batum, Nando de Colo e Evan Fournier), os azuis venceram seus cinco jogos viram Tony Parker se tornar o maior pontuador da história do EuroBasket e avançaram invictos, sem grandes sofrimentos, em uma chave que não tinha grandes rivais assim (Israel, com um time pra lá de médio, passou em segundo). A Grécia, do fenômeno físico Giannis Antetokounmpo e o craque Vassilis Spanoulis, também passou com 5-0, mas pode ter a Espanha nas quartas-de-final (Gasol e companhia devem bater os poloneses nas oitavas).

Os cruzamentos desta segunda fase ficam assim:

cruzamento1

Vale a pena ficar de olho nos jogos (ESPN e Sportv têm os direitos de exibição). O EuroBasket é um dos torneios mais apaixonantes do basquete mundial (rivalidade em quadra, timaços, torcidas alucinadas na arquibancadas, feras da NBA, grandes técnicos etc.) e certamente os times que avançarem às Olimpíadas virão ao Rio de Janeiro para brigar por medalha.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.