Topo

Bala na Cesta

Canadá, Venezuela, México e Argentina lutam por duas vagas olímpicas hoje

Fábio Balassiano

11/09/2015 01h14

wiggins1Serão conhecidos hoje os classificados das Américas (via Pré-Olímpico continental) para a Olimpíada do Rio de Janeiro do próximo ano. Como são duas vagas garantidas, os vencedores das semifinais envolvendo Canadá x Venezuela (20h) e México x Argentina (22h30) carimbam o passaporte nesta sexta-feira mesmo (ESPN+ e Sportv3 exibem as pelejas). Os perdedores dos duelos se juntam a Porto Rico, quinto colocado na competição que está sendo disputada na Cidade do México, no Pré-Olímpico Mundial de 2016.

nestor1Na primeira semifinal o favoritismo é todo do Canadá, que acabou avançando mesmo na primeira posição. Começou meio devagar, perdeu da Argentina na estreia, mas depois venceu todos os seus adversários por margem mínima de 19 pontos (daí pra cima). Só uma catástrofe imensa faz com que o time liderado em quadra pelo excepcional Andrew Wiggins (foto) perca logo mais. Todo respeito aos venezuelanos é pouco, sabemos, o trabalho do técnico argentino Nestor Garcia (com o dedo em sinal de positivo na foto) é muito bom, mas os dois elencos e os 20 pontos de diferença da vitória canadense contra os venezuelanos na etapa anterior do torneio falam por si.

ayon1A outra semifinal, sim, será um jogaço. A Argentina perdeu uma chance de ouro para avançar em primeiro e cruzar contra a Venezuela ao levar sonoros 36-11 e perder, assim, do México por 95-83 na última rodada da segunda fase da Copa América. Com o revés, Luis Scola e companhia perderam a liderança para o Canadá e terão, de novo, os mexicanos pela proa. Não só pelo fator casa do México, mas em termos físicos medir forças com a Venezuela seria menos traumático para um garrafão não tão provido de potencial físico como é o dos hermanos. Gustavo Ayon (na foto enterrando de forma feroz) fez 38 pontos e 14 rebotes diante de Scola sem ter descansado um minuto sequer. Parecia Tim Duncan, algo que sabemos que ele está longe de ser. É uma preocupação imensa que Sergio Hernandez precisará ter logo mais para carimbar a vaga para os Jogos Olímpicos sem a necessidade de jogar o Pré-Olímpico Mundial.

Quem será que garante vaga para a Olimpíada direto? Arrisco Canadá (meio óbvio, né?) e México (embora torça pela Argentina). E vocês?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.