Topo

Bala na Cesta

Invictos, Argentina e México lideram Copa América após 1a rodada da 2a fase

Fábio Balassiano

07/09/2015 09h26

classificacaoPode não parecer, mas após a eliminação do Brasil continua acontecendo a Copa América masculina de basquete. São duas vagas diretas para as Olimpíadas de 2016, com terceiro ao quinto colocados indo para o Pré-Olímpico Mundial no próximo ano.

scola1E depois da primeira rodada da segunda fase ontem Argentina e México seguem liderando o torneio com 4 vitórias e nenhuma derrota (lembre-se que os resultados da primeira fase contra Brasil e Cuba, os times eliminados, acabam sendo descartados – motivo pelo qual o Uruguai aparece com 0/4, por exemplo).

Os hermanos não jogaram bem ontem contra o Uruguai, mas venceram por 90-87 graças (adivinhem!) a Luis Scola. O camisa 4, que faz de tudo um muito quando veste a camisa da seleção, saiu com 26 pontos e 13 rebotes (na média Luifa, como é conhecido, tem 24 pontos e 10,2 rebotes de média, um absurdo!). Mais do que a atuação de Scola, chamou-me a atenção a declaração de Andres Nocioni, um dos líderes do grupo platense, ao final da peleja: "Não respeitamos o Uruguai. Subestimamos o time deles é quase fomos punidos com a derrota. Demos um passo atrás mas é excelente para aprendermos". Pouco exigente o Chapu? Abaixo os melhores momentos!

No final da rodada de ontem o México suou baldes mas bateu Porto Rico por 92-86, mantendo também a sua importante invencibilidade. Quem brihou desta vez não foi Gusavo Ayon (saiu com cinco faltas porque o rival forçou TODAS as ações ofensivas em cima dele – algo que perguntei o motivo pelo qual o Brasil não agiu de forma idêntica contra os mexicanos, aliás…), mas sim o experiente Hector Hernandez, autor de 28 pontos e 12 rebotes. Veja o vídeo abaixo da performance de Hernandez!

nestorAparentemente, e a não ser que aconteça uma grande zebra, Canadá (uma derrota), Argentina e México ficarão com as três primeiras colocações. A dúvida são as posições de chaveamento para a semifinal. Para a quarta vaga, vale ficar de olho na Venezuela, hein. Sob comando do conhecido Nestor Garcia (foto), a Vinho Tinto, que enfrenta Uruguai amanhã e Panamá quarta-feira, tem boa chance de avançar de forma surpreendente para as semifinais (bateu ontem a República Dominicana por 72-68 com 19 pontos de Nestor Colmenares) e quem sabe beliscar uma vaga no Rio-2016.

wigginsEntre amanhã e quarta-feira haverá jogos interessantes pra caramba, como o México x Canadá (de Andrew Wiggins, autor de 15,4 pontos de média e uma das atrações do torneio) de amanhã e México x Argentina na quarta-feira. Imagino que entre estes três ninguém queira se enfrentar na semi, o jogo que vale vaga para o Rio-2016. Hoje teremos Argentina x Panamá, República Dominicana x Porto Rico, Canadá x Uruguai e Venezuela x México.

Quem será que garante o passaporte para os Jogos Olímpicos de forma direta na Copa América da Cidade do México?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.