Topo

Bala na Cesta

Liga confirma NBB com 16 times - Caxias do Sul e Salvador são novidades

Fábio Balassiano

29/08/2015 01h13

nbb2A Liga Nacional divulgou ontem que 16 clubes participarão do NBB (o oitavo da história). Estão confirmadas 15 equipes da temporada passada (Palmeiras saiu) e duas novidades: Uberlândia sai do Triângulo Mineiro e se muda para Salvador (Bahia), e a estreia de Caxias do Sul (RS), atual campeão da Liga Ouro.

Com isso o NBB terá equipes de seis Estados diferentes (SP, RJ, BA, RS, CE e MG) mais o Distrito Federal. Outros fatos interessantes: pela primeira presença haverá duas equipes da Região Nordeste (Basquete Cearense e Salvador) e teremos a volta da Região Sul (ausente desde 2012/2013 quando Joinville saiu).

caxias1Em primeiro lugar, vale dar os parabéns ao Caxias do Sul (foto). Fez o trabalho direitinho e merece ser elogiado. Jogou a Liga Ouro (segunda divisão), ganhou do Sport-PE na final, foi campeão, se classificou na quadra, montou um projeto estruturado para o NBB e jogará na elite pela primeira vez.

A outra mudança atende por Salvador. O time de Wellington Salgado sai de Uberlândia para a capital da Bahia, mas pelo que apurei ainda não sabe com que camisa jogará. Há a possibilidade de colocar a do Bahia ou do Vitória, dois tradicionais clubes de futebol da cidade, ou atuar mesmo com a alcunha da Rede de Ensino que tem Wellington como seu proprietário (a Universo). A definição virá nos próximos dias.

nbb1No momento vale comemorar a chegada de dois novos e importantes polos de basquete no país (um no Sul e outro no Nordeste), a manutenção do campeonato com 16 clubes e a difusão do NBB em localidades diferentes das que estamos acostumados. Isso é, sem dúvida alguma, relevante.

O que não inviabiliza a minha preocupação apresentada ontem em texto publicado no blog. Estou curioso para ver que times entrarão em quadra no próximo NBB e como as equipes irão se estruturar para "vender" melhor seus produtos. Por enquanto ninguém me tira da cabeça que Limeira, Bauru, Flamengo e Mogi continuarão navegando tranquilos no G4.

Faltam dois meses para o começo da próxima temporada, tempo mais do que suficiente para que os clubes pensem fora de caixa e enfim tratem os torcedores como clientes, fidelizando-os de vez e tratando-os como consumidores (algo básico em qualquer país que trata esporte como negócio – como deve ser).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.