Topo

Bala na Cesta

Brasil decide vaga na final do Pan-Americano contra o Canadá neste domingo

Fábio Balassiano

19/07/2015 10h45

brasil4Foram duas vitórias que levaram à classificação às semifinais do Pan-Americano de Toronto. Mas duas vitórias nem um pouco convincentes por parte do time do técnico Zanon (foto). Na sexta-feira, em uma partida pra lá de tenebrosa, a seleção suou muito, quase entregou a paçoca, mas venceu Porto Rico por 62-57 dando susto a cada segundo. No sábado passou pelo fraquíssimo elenco da República Dominicana por 73-54 sem nenhum brilho ou algo que tenha feito as pessoas com razoável senso crítico sorrir.

brasil2Com ou sem brilho a seleção se classificou para as semifinais e terá pela frente o Canadá neste domingo às 19h (Sportv e Record News exibem). Se vencer joga a final na segunda-feira (21h45). Caso perca, lutará pelo bronze às 17h de amanhã contra o perdedor de EUA e Cuba (jogo às 21h).

O jogo de hoje não vale somente uma vaga na final do Pan. Contra as donas da casa as meninas enfrentarão um time que tem evoluído ano após ano e que tem tomado, aos poucos, a hegemonia do Brasil no continente (tirando os Estados Unidos, claro). Tem sido assim nas competições do adulto, tem sido assim nos torneios da base (vide a recente vitória canadense contra a seleção Sub-16 na decisão da Copa América da categoria).

brasil1Não será, obviamente, um jogo fácil. Em que pese o time brasileiro estar sem suas três principais atletas (Damiris, Érika e Clarissa – o trio do garrafão) preocupou demais a forma como os fundamentos da equipe brasileira têm se mostrado no Pan-Americano. O ataque é estático, a defesa não agride, as saídas de defesa por pressão são sempre um suplício e os erros de passes são inaceitáveis para um time que esteve junto treinando por mais de 30 dias (e são todas meninas adultas, que jogam basquete profissional).

Para adicionar um pouco de molho nesta causa vale lembrar que ontem a FIBA não confirmou o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 (decisão apenas em agosto no congresso do Japão). A vaga cativa só sairá em agosto. Por enquanto resta tentar conseguir assegurar a presença no Pré-Olímpico. Pré-Olímpico feminino que será disputado no próprio Canadá. Contra esta seleção canadense que estará pela frente a partir das 19h. Sorte às meninas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.