Topo

Bala na Cesta

Leandrinho e Curry vão bem, Warriors vencem e estão a 1 vitória do título

Fábio Balassiano

14/06/2015 23h50

curry3Foi outro jogaço nesta final da NBA. Em Oakland, o Golden State Warriors venceu o Cleveland Cavs por 104-91, abriu 3-2 na decisão e está a apenas um triunfo de conquistar um título que a franquia não vê desde 1975 (o único da equipe, aliás). LeBron James esteve soberbo com um triplo-duplo (40 pontos, 14 rebotes e 11 assistências), mas do outro lado o MVP apareceu (o craque Steph Curry anotou incríveis 37 pontos, sendo 17 no quarto período) e, saindo do banco de reservas, o ala-armador brasileiro Leandrinho jogou uma enormidade ao cravar 13 pontos e tornar-se um dos responsáveis pela vitória dos californianos.

nba2No primeiro tempo, o Golden State começou com tudo (8-2) e fez o Cleveland mudar a forma de atuar. Assim como os Warriors, os Cavs passaram a não mais usar o seu pivô, deixando Timofey Mozgov no banco mesmo com o russo sendo uma das melhores armas ofensivas da equipe na final. Se isso não fosse o bastante, Steve Kerr, quase que provocando David Blatt, tirou o ala Harrison Barnes, colocou Shaun Livingston (armador) e sua formação ficou ainda mais "baixinha". O que fez Blatt, então? Retirou o ala-pivô Tristan Thompson, deslocou LeBron James ao pivô e igualou a estratégia do técnico rival. Jogo de xadrez sem dúvida alguma.

lb1Não foi "só" isso que houve nos primeiros 24 minutos. JR Smith, até então, apareceu, converteu 4 bolas de três e terminou com 14 pontos, dando fôlego ofensivo ao Cleveland. Leandrinho, pelo Warriors, esteve ótimo com 9 pontos, bem como Steph Curry, autor de 15. LeBron, que pouco descansou (apenas 26 segundos), quase fez um triplo-duplo (20 pontos, 8 rebotes e 8 assistências). Na saída do intervalo, o duelo absurdamente equilibrado não poderia mesmo terminar com muita vantagem. O placar em 51-50 pró-Warriors explica bem o que vimos na quadra. Os pivôs Andrew Bogut e Timofey Mozgov (este com quatro minutos) foram sacados por seus técnicos mesmo.

barbosa1O segundo tempo foi parecido com o primeiro, com a diferença que as bolas de JR Smith pararam de cair e as de Leandrinho, não. O brasileiro foi fundamental para seu time, terminou com 13 pontos no terceiro período e ajudou o Warriors a abrir 6 pontos no final de três períodos. Ao final dos três períodos, aliás, LeBron já registraria o sexto triplo-duplo de sua carreira em finais da NBA (está a apenas dois de igualar o recordista Magic Johnson, do Los Angeles Lakers). Creio que até os que ainda duvidavam da capacidade do camisa 23 de liderar uma franquia agora mudaram de opinião, né?

lebron3O último quarto começou, LeBron James tentou de todas as maneiras recolocar o Cleveland na partida, mas do outro lado estava um infernal Steph Curry, que respondia a todas as jogadas de LeBron com um arremesso certeiro ao ser o principal responsável pela sequência final de 19-7 que acabou com qualquer chance dos Cavs no duelo (o magriça fez 17 nos 12 minutos finais). Outro que apareceu muitíssimo bem pelo Warriors foi Andre Iguodala (14 pontos, 8 rebotes, 3 roubos e 7 assistências ao todo). Quando restavam quatro minutos de jogo o camisa 9 anotou cinco pontos seguidos, abrindo sete de vantagem e controlando o placar até o final de uma partida excepcional.

Viu a partida? Jogaço, né? Será que os Cavs, agora, terão forças para vencer o Jogo 6 em casa? Ou o Golden State encontrou o seu rumo e agora não perdem mais o título da NBA? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.