Topo

Bala na Cesta

Mogi pode chegar a primeira final de NBB caso vença Bauru amanhã

Fábio Balassiano

16/05/2015 17h10

shamell1Se o domingo é de decisão na NBA, com o jogo 7 entre Houston Rockets e Los Angeles Clippers (texto de amanhã fala sobre isso), também há um momento importante pra caramba no NBB a partir das 13h (com Sportv). Com ginásio Hugo Ramos certamente lotado, Mogi enfrentará Bauru no quarto jogo da semifinal. Se vencer, o grupo mogiano fará a primeira final de NBB de sua história e marcará o melhor resultado da cidade em nacionais de basquete (em 1997, 1999 e 2004 chegou entre os quatro melhores).

paco3Para isso, é fundamental que a defesa imposta pelo excelente Paco Garcia (foto à direita) continue funcionando. Todos olham para Shamell (foto à esquerda), que de fato tem números e desempenho fantástico nesta série (são 21 pontos de média e um poder de decisão incrível), mas quem está fazendo a diferença a favor dos mogianos é mesmo a marcação que tem sido feita em cima dos bauruenses.

Melhor time da fase de classificação, Bauru teve avassaladores 90,7 pontos e 41% de conversão nas bolas de três pontos. Nesta série contra Mogi são 78,3 pontos feitos e 32% de acerto nos tiros longos, uma das principais forças da equipe de Guerrinha.

guerraPelo lado de Bauru, que fará neste domingo o seu segundo jogo de eliminação neste playoff (o primeiro foi o quinto duelo contra Franca, nas quartas-de-final), eu confesso não entender a insistência nas bolas de três que não estão dando certo (em detrimento dos arremessos de dois, que têm caído como mostra o quatro abaixo). Sei bem que há atiradores de elite no elenco (isso foi claro durante toda a temporada), mas a defesa de Mogi tem ido muito bem, Paulão Prestes, pivô rival, quase não tem sido incomodado e de fato a conversão não tem sido boa. Sei bem que essa é uma das características da equipe, mas será que não vale mudar um pouco, tentando incomodar o rival com outros "golpes"? Ou, minimamente, tentar arremessar rodando um pouco mais a bola? Do jeito que tem jogado, Bauru torna-se uma equipe não previsível, mas mais, digamos, marcável, principalmente pelo fato de Mogi estar conseguindo jogar em um ritmo muito mais lento do que a equipe bauruense gostaria.

bauru1

O que acontecerá neste domingo pode ser histórico para o basquete brasileiro caso Mogi vença. Mas Bauru obviamente não vai vender barato. Quem será que vence o jogo 4 neste domingo no Hugo Ramos? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.