Topo

Bala na Cesta

Em Limeira, o 'perigoso' jogo 2 dos donos da casa contra o Flamengo

Fábio Balassiano

11/05/2015 14h00

laproNo sábado, no primeiro jogo da semifinal do NBB entre Limeira e Flamengo, os donos da casa fizeram tudo direitinho nos três primeiros períodos jogando no interior de São Paulo. Não abusaram dos chutes de três, controlaram bem o ritmo de jogo, não aceleraram as posses de bola e conseguiram conter Marquinhos, principal jogador do adversário. O plano de jogo do técnico Dedé corria a mil maravilhas e a vantagem ficava com seu time.

Mas os dez minutos finais vieram, os rubro-negros, rodados até dizer chega neste tipo de situação, marcaram 11 pontos seguidos, os limeirenses ficaram seis minutos sem marcar e a vitória mudou de mãos (85-78, com 29-10 no último período). O Flamengo abriu 1-0, inverteu o mando de quadra e se aproximou de sua terceira final consecutiva no torneio nacional.

jacksonTodo jogo de playoff é decisivo, mas o de hoje (18h30 no Vô Lucato) é especialmente perigoso pra Limeira. Jogando em casa, o time não pode nem pensar em perder caso queira chegar a uma inédita final de NBB. Novo revés significa deixar o Flamengo com 2-0 e ter duas chances de fechar o confronto no Rio de Janeiro, onde jogaria confiante, confortável e com apoio da torcida em um Tijuca que estará lotado.

dedeNão sei poderia haver cenário mais perigoso para a equipe limeirense, sinceramente. Não pelo placar de 0-1 em si, mas principalmente pelo fato de no outro lado da quadra estar um grupo muito experiente, que certamente vai pressionar a equipe de Dedé desde o primeiro minuto e que saberá usar qualquer momento de hesitação do rival para tirar vantagem.

Se quiser prolongar ao máximo esta série, fazendo-a voltar a Limeira para um eventual jogo 5, é fundamental que Nezinho e Mineiro pontuem mais (cinco pontos somados dos dois titulares), que os principais jogadores fiquem longe de ficar pendurados em faltas (Nezinho, Mineiro e Fiorotto estiveram nesta situação no sábado) e que o armador Nicolas Laprovittola, do Flamengo, tenha menos liberdade para fazer os movimentos que mais gosta (os picks na cabeça do garrafão seguidos de infiltrações bem feitas).

O jogo de logo mais vale muito. Para o Flamengo, a aproximação de mais uma final. Para Limeira, a sobrevivência na temporada.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.