Topo

Bala na Cesta

O começo dos playoffs da Euroliga - quem chega ao Final Four?

Fábio Balassiano

14/04/2015 07h31

pablo2Enfim chegamos aos playoffs da Euroliga (competição que é exibida aqui pelo Sports+, canal exclusivo para assinantes da Sky). Depois da primeira fase e do Top-16, oito equipes chegaram ao mata-mata. Em melhor de cinco jogos (no formato 2-2-1, com os dois primeiros e o último no time de melhor campanha), quem vencer chega ao Final Four que será disputado em Madri entre 15 e 17 de maio (mais aqui). Vamos aos duelos que começam nesta terça-feira (tabela completa aqui).

rudyReal Madrid x Anadolu -> Após dois vice-campeonatos seguidos, o Real Madrid parece mais preparado do que nunca para voltar a vencer a competição europeia que não conquista desde 1995 (e com o Final Four em casa, pensem só nisso…). Venceu oito de suas dez partidas na fase inicial, 11 de suas 14 na etapa seguinte e se classificou na primeira posição. Tem um ótimo técnico (Pablo Laso – foto à direita), um elenco estelar (destaque para o excepcional Rudy Fernandez – foto à esquerda) e um ataque que faz quase 90 pontos por jogo (são 87,4 de média, o que na Europa é uma enormidade). É o grande favorito para avançar. Do outro lado, porém, estará Dusan Ivkovic, lendário treinador com dois títulos, e Dario Saric, croata apontado como uma das maiores revelações do continente.

huertasfinalBarcelona x Olympiacos -> O Barcelona, do brasileiro Marcelinho Huertas (foto à direita), vive uma grande montanha-russa em sua temporada (19-9 no campeonato espanhol). Faz partidas brilhantes, e oscila muito durante a própria partida (como foi neste domingo no clássico contra o Real Madrid na Liga ACB). Terminou com 11-3 na segunda fase, mas perdeu dos merengues no critério de desempate e por essa razão fechou em segundo lugar do grupo. Com isso enfrentará o tradicional time grego, campeão em 2012 e 2013 e que conta com o excepcional Vassilis Spanoulis em seu elenco. Bobear nos dois primeiros jogos em casa, na Catalunha, é algo que a equipe de Xavi Pascoal não pode nem pensar em fazer. Viajar a Grécia para medir forças com um elenco tão forte e com uma torcida tão fanática em 1-1 ou algo pior não é recomendável. Chegar ao Final Four significa tentar repetir o título de 2010, mas não só isso. Significa poder vencer o principal torneio do continente na casa do maior rival.

milosCSKA x Panathinaikos -> O CSKA não vence a Euroliga desde 2008, e parece fortíssimo de novo. Terminou com 12-2 na segunda fase e tem em seu elenco simplesmente Andrei Kirilenko, Milos Teodosic (os brasileiros que viram a Copa do Mundo de 2014 lembram bem dele, que está na foto à esquerda, certo?), o francês Nando de Colo e o norte-americano Sonny Weems para comandar um ataque cujas armas são imensas e difíceis de serem marcadas. A torcida russa aguarda ansiosamente a volta da equipe ao Final Four para apagar as memórias ruins de 2012 (o título foi perdido na última bola em um arremesso sensacional de Printezis…). Do outro lado está o Pana, de elenco fortíssimo mas que ainda não se encaixou muito bem, passando ao playoff na bacia das almas com 7-7. Estão lá Esteban Batista, Diamantidis e Antonis Fotsis, mas é realmente difícil de imaginar que o CSKA seja abatido por uma equipe que perdeu cinco de suas últimas sete partidas antes de chegar ao mata-mata.

obradovicFenerbahce x Maccabi Tel-Aviv -> Está aí um duelo bem interessante. O Fener abriu os cofres, trouxe o técnico Željko Obradović (oito canecos europeus – foto à direita) e os jogadores Andrew Goudelock (ex-Lakers, ele é o cestinha da equipe com 16,6 pontos de média), Jan Vesely (que passou pelo Washington Wizards sem sucesso algum), Nemanja Bjelica (sérvio bom de bola!) e o excelente Bogdan Bogdanovic, sérvio de 22 anos e dono de um dos gatilhos mais certeiros do continente. Terminou com 11-3 na segunda fase, pratica um ótimo basquete, tem uma torcida bem fanática e pode ir bem longe (nunca chegou ao Final Four). Do outro lado, porém, estará o atual campeão Maccabi Tel-Aviv, que tem muito mais tradição mas um elenco totalmente diferente do que conquistou o caneco ano passado. Olho em Jeremy Pargo, norte-americano explosivo e que pode levar os israelenses adiante.

Quem será que avança ao Final Four da Euroliga? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.