Topo

Bala na Cesta

Caxias-RS, Sport-PE e Campo Mourão se classificam à 2a fase da Liga Ouro

Fábio Balassiano

12/04/2015 07h26

caueChegou ao fim ontem a primeira fase da Liga Ouro, a divisão de acesso que garante ao campeão a chance de jogar o NBB em 2015/2016. A competição, organizada pela Liga Nacional de Basquete, teve apenas quatro clubes, que fizeram 12 jogos entre si na primeira fase. Desta etapa saíram Caxias-RS, líder com 8-4 e que conta com os experientes Guto e Cauê (foto à direita) como cestinhas da equipe, Sport-PE, segundo lugar com 7-5, e Campo Mourão, único remanescente da temporada passada, com 5-7. O CEUB, com 4-8, foi eliminado.

campomourao1O regulamento da competição prevê que o líder (Caxias-RS) descanse na primeira rodada do playoff, e que segundo e terceiro colocados (Sport-PE e Campo Mourão, no caso) duelem para saber quem conquista a outra vaga na final. O mata-mata entre pernambucanos e paranaenses começa nesta quinta-feira em Recife, onde o Sport-PE, com mando de quadra no duelo, faz os dois primeiros jogos da série no ginásio em casa (o segundo será sábado). Depois a série viaja para Campo Mourão e, se necessário, retorna ao Nordeste brasileiro para o quinto confronto (aqui a tabela completa).

sportInfelizmente não consegui ver nenhuma partida da Liga Ouro (quem sabe não surge uma transmissão pela Web para assistirmos…), mas é interessante notar que, com os três times que ainda disputam a vaga para o NBB, teremos um estado diferente na próxima edição do torneio nacional.

Caxias e Campo Mourão, ademais, representam a chance de a Liga Nacional voltar a ter time no Sul do país, algo que não vemos desde a saída de Joinville do cenário. O Sport-PE, por sua vez, traz a chance de termos duas equipes no Nordeste (Basquete Cearense a outra), um clube de massa e uma agremiação que também possui atividade no lado feminino (as rubro-negras foram campeãs da LBF recentemente e mantém bom time na competição feminina).

O Caxias-RS aguarda a definição de seu adversário na decisão. Sport-PE e Campo Mourão duelam fortemente para encontrar os gaúchos a partir desta semana. É aguardar para ver os próximos passos da Liga Ouro.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.